O TRABALHO DO PROFESSOR ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO APRENDIZADO DO ESTUDANTE TEA
Abstract
A escolha deste tema se caracteriza pela necessidade de discussão de conhecer e informar a respeito do transtorno do espectro autista (TEA) e suas diversas especificidades, a fim de acender o papel colaborador do professor especialista em suas relações com os estudantes que apresentem características do espectro. Este artigo apresenta-se por meio de um estudo de revisão bibliográfica. O objetivo geral é de destacar a atuação do professor especializado mediante a estudantes com TEA. E os objetivos específicos são: propor alternativas de atuação e de valorização no desafio de propor a aprendizagem o sujeito dentro do espectro autista; subsidiar possíveis contribuições para que o docente possa melhorar os resultados do educando; e, ressaltar a necessária condição do professor estar capacitado e preparado, para receber e ensinar esses discentes. O autismo é um transtorno global de desenvolvimento que se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação social, bem como interesses restritos. Esses indivíduos apresentam, antes de três anos de idade, um distúrbio severo do desenvolvimento, principalmente relacionado à sua comunicação e interação social. Entretanto, podem haver indivíduos que apresentam incríveis habilidades intelectuais, educacional, motoras, musicais, de memória e outras, que muitas vezes não estão de acordo com a sua idade cronológica.