PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: DIA DO BRINCAR NO ABRIGO SÃO FÉLIX DE PONTA PORÃ - MS
Abstract
Marcia Eto Ifa TATSUMI(UFMS/CPPP)1
Shirley da Silva MATIAS (UFMS/CPPP)2
Eixo 8 – Relato de Experiência
1 Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPPP - marisolifa@gmail.com
2 Docente do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPPP – shirleymatias@gmail.com
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns aspectos da concepção das casas de abrigo das instituições de assistência à criança e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prioriza que na medida provisória seja acolhido nas casas de abrigo tendo todo auxílio no processo de reintegração na sociedade e fornecendo todo subsídios e melhoria a cada indivíduo. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica, sobre a perspectiva teórica de Piaget (1971) o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Gressler (2003) e Muller (2008) que poderão contribuir com os conhecimentos contextualizados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto utilizando a pesquisa de campo promoveu-se atividades aos adolescentes do abrigo São Félix na cidade de Ponta Porã – MS, com dois adolescentes presentes considerando a realidade e pensado nessa forma uma socialização com os acadêmicos do curso de pedagogia da UFMS/CPPP (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Ponta Porã) através de situações problemas que buscaram solucionar em grupo. Através das atividades de artes teve como o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas para os adolescentes, despertou-se o interesse de ambas a parte em relação de interação, socialização e cultural resultando num relato de experiência. Dessa forma através das atividades produzidas podemos concluir o desenvolvimento social e afetivo e o raciocínio lógico na interação entre os sujeitos.
Palavras chave:Abrigo. Adolescentes. Interação. Ponta Porã