FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM ESTUDANTES PIBIDIANOS DA EAD/UFGD
Abstract
Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada por docentes e acadêmicos de um curso de formação de professores na modalidade a distância, da Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (EaD/UFGD). Como é pequena a quantidade de projetos de formação de professores que capacitem para a utilização adequada de recursos e meios das Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais (TICD) visando ao aumento da qualidade do ensino público, desenvolveu-se o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD, na expectativa de fortalecer ações de ensino que são desenvolvidas em escolas de ensino fundamental e médio, no estado de Mato Grosso do Sul. O subprojeto foi executando tendo-se por base o método experimental, em que foram estudados e testados diferentes métodos e técnicas de utilização das TICD na educação. Foi possível observar que a execução desse subprojeto tem sido produtiva a todos que estão vinculados direta e indiretamente com o PIBID. As ações pedagógicas puderam ser repensadas e reestruturadas, a postura de aprendiz crítico-reflexivo e participativo está sendo adotadas, pelos estudantes da IES, e novo ânimo para o trabalho docente, no ensino básico, está florescendo no espírito dos professores supervisores de subprojetos e de outros profissionais que atuam na escola participante.