AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM MUNICÍPIO SUL-MATO-GROSSENSE
Abstract
O objetivo do trabalho foi analisar as ações de formação continuada destinada aos professores de língua portuguesa do ensino fundamental de um município situado na Grande Dourados/MS na articulação entre a Secretaria de Educação, escolas e professores, diante do processo de planejamento, implementação e avaliação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, pautado na coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos, legislação e corpus teórico sobre a temática da formação continuada de professores. Constatamos que a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação é caracterizada fortemente por cursos e palestras, que atualizam de certa forma o professor, ou seja, informam, mas não possibilitam um adequado espaço para a reflexão e o fortalecimento do coletivo escolar. As ações formativas são fragmentadas, pontuais, com data, local e temáticas previamente definidas pela secretaria, sem a participação dos professores. Assim sendo, as análises apontaram para a necessidade de vivências no âmbito das escolas que ampliem a participação dos envolvidos na formação continuada, principalmente os professores, possibilitando assim uma política de formação em serviço que promova o desenvolvimento profissional docente e possibilite uma maior autonomia profissional.
PALAVRAS CHAVE: Formação Continuada. Âmbito municipal. Professores.