GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Authors

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido no período de julho de 2016 e até o presente momento, ou seja, desde que assumi a direção da Escola Estadual Marechal Rondon em Mundo Novo/MS. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência como gestora de uma escola pública estadual, partindo da ideia de gestão democrática e participativa. Em julho de 2016, quando assumi a direção da escola, a mesma apresentava alguns problemas de relacionamentos interpessoais com funcionários administrativos e professores. A escola não dispunha de muitas ferramentas de trabalho, como computadores, impressoras, materiais de cozinha, multimídias, entre outros. Desde o inicio da gestão pautamos pelo diálogo e reuniões de segmentos, ouvindo, registrando para tomadas de decisões plausíveis. Delegamos responsabilidades, tais como: um funcionário administrativo para controlar produtos de limpeza, outro para registrar pedidos de merenda e outros para organizar vida funcional de alunos e funcionários. Além de trabalhar diretamente com os professores a parte pedagógica, orientando coordenador e acompanhando a progressão das turmas. Em 2017 e 2018, foram realizados projetos de reforço escolar, com voluntários que acompanhavam os alunos com maiores dificuldades. Vários professores desenvolveram projetos científicos, alguns apresentaram em feiras e eventos de educação. Em consequência a este modelo de gestão, a nota do Ideb cresceu proporcionalmente as mudanças realizadas. Em 2019, temos trabalho com esta dinâmica apresentada, porém voltada para o pedagógico, centrada nas avaliações externas e protagonismo juvenil.

Author Biography

Júnias Belmont ALVES, Escola Estadual Marechal Rondon

Professora na rede estadual de MS

Orientadora Educacional na rede municipal.(cedida)

Diretora da escola Estadual marechal Rondon

Published

2019-12-05

How to Cite

ALVES, J. B. (2019). GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 984–992. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5626