O PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) EM MATO GROSSO DO SUL E A CONTRIBUIÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOS CAMPONESES

Autores

  • Onivan de LIMA CORREA Universidade Católica Dom Bosco
  • Celeida Maria Costa de Souza e SILVA

Resumo

O presente artigo busca discutir a importância do Programa Nacional de Alfabetização na Reforma Agrária (PRONERA) em Mato Grosso do Sul e a contribuição na política de formação para os assentados. O texto resulta de uma pesquisa para dissertação, intitulada: “Política de formação de professores do campo: a Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2008-2012)”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco, vinculada à linha 1 “Política, Gestão e História da Educação” e ao Grupo de Pesquisa “Política de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica (GEFORT), que está disponível no Banco de Dissertação e Teses da UCDB. Adotamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a documental, além de entrevistas baseadas em questões semiestruturadas. Foram entrevistados a coordenadora da licenciatura, um professor do curso e dois integrantes de Movimentos Sociais, que participaram do processo de elaboração e implementação do curso da UFGD. Apresentam-se como aporte teórico: Alencar (2010), Arroyo (1999), Caldart (2008), Mészáros (2006), Molina (2005), dentre outros, que debatem sobre Políticas Educacionais, Educação do Campo e Movimentos Sociais. Os estudos e a pesquisa realizada permitem-nos afirmar que o PRONERA foi essencial para que o Governo Federal pudesse incorporar no ministério da Educação a Política de Formação da população camponesa, em específico os professores. Porém, não basta termos a legislação nacional, é importante em cada estado a articulação e o envolvimento da sociedade por meio dos movimentos sociais do campo em defesa da reforma agrária e em defesa da formação dos trabalhadores.

 

Biografia do Autor

Onivan de LIMA CORREA, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB ( 2018 a 2021 - em andamento). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, Campo Grande-MS. Graduação - Licenciatura em Letras-Português/Espanhol. pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Coordenadoria de EAD. (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -(2005). Atualmente professor de Língua Portuguesa e Literatura e professor de atividades( do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)- Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professor do Ensino Fundamental e Médio Profissionalizante/Normal Médio. Especialização em Educação do Campo e Especialização de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça , Tutor Presencial do curso de Letras-EAD, polo de São Gabriel do Oeste-MS de 2013 a 2017, Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação- Secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores em Educação-FETEMS, Integrante da Comissão de Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS e Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de São Gabriel do Oeste-MS de 2012 a 2017- SIMTED. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica-GEFORT. Professor Colaborador do Curso de Letras UAB/UFMS-Campo Grande/MS.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

LIMA CORREA, O. de, & SILVA, C. M. C. de S. e. (2018). O PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) EM MATO GROSSO DO SUL E A CONTRIBUIÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOS CAMPONESES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4805