O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar a revisão de literatura sobre: “A produção acadêmica nos Programas de Pós-graduação em Educação no Estado de Mato Grosso do Sul: O direito à Educação Superior da Pessoa com Deficiência ”. A fim de conhecer a produção existente foi utilizado como locús de investigação as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como os bancos de teses e dissertações dos programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação das Universidades públicas e privadas do estado de Mato Grosso do Sul. Considerando inicialmente a busca por trabalhos que abordassem a Educação Especial em Mato Grosso do Sul sobre qualquer aspecto, o levantamento resultou na localização de 98 trabalhos, sendo 70 dissertações de mestrado acadêmico e mestrado profissional. Foram encontradas 11 teses de doutorado. Foram selecionadas as publicações entre 1994 e 2020, tendo como marco inicial a Declaração de Salamanca (1994). Para isso foi elaborado o mapeamento das publicações acadêmicas nos bancos de teses e dissertações, por meio dos seguintes descritores: Direito à Educação; Educação Especial; Educação Superior; Pessoa com Deficiência; Estudante com Deficiência, utilizando os termos no singular e no plural, refinando os resultados apenas na área da educação. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica. As produções acadêmicas encontradas foram organizadas em eixos temáticos que possibilitaram realizar a análise das mesmas, cada grupo de produções apresenta características diversificadas como objeto de pesquisa e metodologia. O trabalho permitiu inferir que o número de produções acadêmicas que abordam a temática investigada tem sido pouco explorado pelos pesquisadores e pós-graduandos dos programas de Pós-graduação em Educação do estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, evidenciou-se a importância e a necessidade de se empreender mais estudos no que se refere ao direito à educação superior da pessoa com deficiência.