A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA COLEÇÃO PROJETO ARARIBÁ
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a representação do negro no livro didático de história do Ensino Fundamental da coleção Projeto Araribá, triênio 2014 a 2016. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica onde buscamos responder a questão: O livro didático ajuda na compreensão da história da África e dos afrodescendentes? Para isso organizamos o texto em duas seções, sendo o primeiro uma definição do livro didático como um material didático de múltiplas facetas, porque é uma mercadoria comercial e um depositório de conteúdos do currículo oficial. Por esse motivo veicula ideologias diversas. Com relação aos negros esse material apresenta uma história invisível e cheia de estereótipos. Na segunda parte analisamos os textos que narram a presença dos afrodescendentes na história do Brasil desde o período colonial até os dias atuais. O livro didático Projeto Araribá atende a exigência da lei 10.639/2003, porém, essa história ainda apresenta-se de forma tradicional restringindo o negro ao escravo o que contribui para uma visão pejorativa das populações negras do país.