FORMAÇÃO INICIAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA: GRUPOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGENS FORMATIVAS DE GRADUANDAS DA PEDAGOGIA
Abstract
A formação inicial de professores tem contado com experiências significativas para otimizar a formação dos licenciandos, entre elas a participação em grupos de estudos e pesquisa articulados à pós-graduação. Novas abordagens favorecem o desenvolvimento das aprendizagens no interior dos diferentes grupos que juntos colaboram com uma formação mais significativa. Neste sentido, a CAPES tem investido em programas que subsidiem a formação científica dos estudantes, entre eles o OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI. Assim, o presente texto tem como objetivo investigar de que forma a participação do projeto aprovado no edital n.49/2013 do PPGEdu/OBEDUC/UFMT contribui com as práticas das graduandas que participam dos estudos e atividades do grupo de pesquisa InvestigAção do PPGEdu/UFMT, dentro e fora da sala de aula e na constituição da identidade docente. Para tanto, interessou-se saber quais as aprendizagens vivenciadas no núcleo formativo que as participantes destacam como sendo significativas para a formação profissional. A abordagem qualitativa subsidiou a pesquisa e adotaram-se entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Participaram da investigação duas graduandas do curso de Pedagogia da UFMT que também são bolsistas do OBEDUC. Os resultados revelam que os momentos de estudos vividos nos encontros favorecem e potencializam a associação entre o que se estuda na graduação com o que se estuda nos encontros dentro do núcleo do OBEDUC.Downloads
How to Cite
CARDOSO, F. de M., SILVA, A. P. da, & SOUZA, C. R. G. (2017). FORMAÇÃO INICIAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA: GRUPOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGENS FORMATIVAS DE GRADUANDAS DA PEDAGOGIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 174–191. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4178
Issue
Section
Eixo 2. Formação Inicial de Professores