SEXUALIDADE, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO: CONHECIMENTO, RESPEITO E TOLERÂNCIA DENTRO DA ESCOLA
Abstract
Sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero têm sido temáticas de inúmeras discussões, ora para que se entendam melhor as condições dos seres humanos perante sua tamanha complexidade, ora para desmitificar os preconceitos com pessoas que pertencem ao grupo LGBT. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais há uma grande importância em se discutir temas sobre a diversidade escolar, porque ao trabalhar de forma ampla, a escola está promovendo o respeito à opção de cada sujeito frente a sua identidade e suas escolhas pessoais. Deste modo, a atividade foi proposta com o objetivo de gerar discussões acerca do assunto e disseminar o respeito e tolerância entre os alunos, uma vez que alguns dos integrantes das turmas envolvidas demonstraram atitudes contrárias a estas durante as observações em sala de aula. Esse trabalho foi efetuado durante o estágio de formação de professores II, no curso de Psicologia da UFGD, que se realizou em uma Escola pública de Dourados/MS, com três turmas do ensino médio. Foram realizadas observações separadamente, em três duplas e cada uma se responsabilizou por uma das turmas, porém a regência foi ministrada conjuntamente. A aula foi composta por três momentos, sendo o primeiro composto por uma dinâmica de entrosamento, cujo intuito foi introduzir a reflexão sobre a temática; posteriormente foi feita a exposição e diferenciação dos conceitos, e por fim a discussão. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, uma vez que os alunos participaram ativamente durante a aula e no momento de discussão. Além das dúvidas e questionamentos levantados, os alunos utilizaram o espaço de fala para relatarem depoimentos pessoais relacionados ao tema. Por último eles elogiaram e ressaltaram a importância dos temas transversais para o ambiente escolar.