REFLEXOS DE UM PROCESSO FORMATIVO NA REELABORAÇÃO DO PROJETO “MEU QUERIDO DIÁRIO !"
Abstract
Este texto relata a experiência bem-sucedida da segunda edição de um projeto de letramento e produção textual intitulado “Meu Querido Diário!”, que perpassou etapas de revisão e culminou com a produção de um blog da turma, por isso está também articulado ao uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os resultados dessa experiência são frutos dos estudos e leituras vinculados, de forma geral, ao grupo de pesquisa “Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior”, sob a liderança das professoras Ana Luzia Videira Parisotto e Renata Portela Rinaldi; e de maneira específica ao curso de extensão: "Ensino de língua materna: Produção de textos na educação fundamental I”. Tal curso fez parte do processo formativo previsto no projeto de pesquisa “A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental para superação do fracasso escolar: perfil teórico-metodológico e propostas para o ensino de língua materna”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi oferecido, em 2016, pelo grupo de pesquisa, aos professores da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. Destacamos que a primeira edição de nosso projeto de produção textual, realizada em 2015, embora proveitosa, não provocou efeitos tão significativos no que diz respeito à aprendizagem quanto a sua reedição ocorrida no ano seguinte, à luz das discussões realizadas a partir do curso de extensão. Atribuímos os avanços obtidos ao embasamento teórico e às mudanças implementadas na prática docente, pois, a partir dos conceitos apresentados e das reflexões fomentadas durante este momento formativo, foi possível propor práticas significativas de leitura, de escrita, de fala, de escuta, de reflexão e interação com a língua. A experiência aqui exposta foi inscrita em um concurso e foi premiada entre os 50 melhores projetos, atestando assim a importância de uma intersecção entre universidade e escola.