CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente trabalho relata a experiência do Grupo de Estudo Educação Física e a Educação Infantil (GEEFEI), que constitui-se em um grupo que teve início em março deste ano e que congrega acadêmicos da graduação em Educação Física e da Pedagogia, além de profissionais interessados em estudos sobre a docência no universo infantil. Por entender que o conhecimento na Educação Infantil não deva ser fragmentado, o dialogo entre os profissionais deve ser estimulado principalmente no período de formação. Um dos objetivos do grupo é provocando inquietações, buscando a reflexão sobre suas práticas pedagógicas. E objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia utilizada nos encontros e as contribuições observadas por docentes da graduação participante do grupo. Durante os encontros foram abordados vários temas entre os quais destacamos: a importância de ouvir as crianças em seu protagonismo; a linguagem corporal das crianças pequenas; a questão do planejamento e a microcefalia no contexto educacional. Por meio de roda de conversa foi possível proporcionar um maior diálogo entre os participantes que a qualquer momento poderiam levantar questões, apresentar argumentos, problematizar, comentar com exemplos de atuação, enfim, dialogar com os professores. Esse diálogo mais próximo auxilia a refletir com mais profundidade sobre sua prática profissional, adquirindo mais elementos e mais argumentos para possíveis intervenções. Como resultados da pesquisa, destacam-se o processo de reflexão sobre prática pedagógica e a construção do diálogo entre os profissionais que atual no universo da Educação Infantil que não depende do tempo de experiência e sim das relações que são estabelecidas pelos professores. Dessa forma, este é trabalho é destinado a professores, acadêmicos do curso de Educação Física e da Pedagogia além dos demais interessados.