ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAL EM LARGA ESCALA REALIZADA NO BRASIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO PERIODO DE 2007- 2016
Abstract
O presente artigo tem como objeto de estudo as avaliações aplicadas no ciclo de alfabetização nos períodos de 2007-2016 com o objetivo de discutir como o resultado das avaliações em larga escala são utilizadas para tomadas de decisões no planejamento das políticas educacionais. As abordagens teóricas utilizadas terão como fonte autores que tratam de avaliação e Programas de Formação para Professores Alfabetizadores. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas pesquisas bibliográficas, documental e legislações pertinentes ao tema, pautado epistemológicamente no materialismo histórico. Como resultado aponta-se que as avaliações em larga escala não são utilizadas pelos professores no acompanhamento do desempenho dos estudantes e o governo as considera apenas como instrumento para elevação dos indicadores estabelecidos, não apresentando uma preocupação maior em utilizar os resultados para intervenções mais significativas dos processos de aprendizagem dos estudantes. A partir dessas considerações conclui-se que escolas e professores, são elementos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, mas que não podem assumir a responsabilidade total pelo resultado das avaliações, à medida que vários fatores colaboram para a aprendizagem e devem também ser considerados na organização do diagnóstico na educação.