DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES DO MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
Direito à educação, Formação de Professores, EducaçãoResumo
O presente trabalho examina a inserção dos Direitos Humanos nos cursos de formação de professores. Ancora-se em abordagem qualitativa e tem como procedimento de coleta de dados a pesquisa documental, tendo como corpus de análise os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de alguns cursos de letras de três universidades públicas situadas no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Almeja-se identificar a presença de disciplinas relacionadas aos Direitos Humanos nas licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas. A pesquisa empreendida indica a ausência da disciplina/componente curricular de Educação em Direitos Humanos em vários cursos de licenciaturas das universidades públicas do Mato Grosso do Sul, aspecto que fragiliza uma formação de professores assentada na justiça social e na cidadania. A análise dos dados se deu por análise de conteúdo.
Referências
Livro/ capítulo de livro
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, v. 36, n. 1, 15 fev. 2013.
CANDAU, Vera Maria. Professores/as: multiplicadores/as de educação em direitos humanos. Sociedade e Cultura, vol. 16, núm. 2, julio-diciembre, 2013, pp. 309-314.
Cellard, A. A análise documental. In J. Poupart. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos, 2012, pp. 295-316. Vozes.
Dicionário
AIEXE, E.M.A. Direitos humanos. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA,
L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
Artigo de periódico
CARDIERI, E. Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 23-32, 30 jun. 2011.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
FREITAS, Kátia Siqueira de; ROCHA, Ailana Freitas. Políticas educacionais, direitos humanos e formação do professor. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 02, n. 03, p. 57-71, jan./jun. 2019.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico- metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.