ERA UMA VEZ...COMO A CONTAÇÂ DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES, CRÍTICOS E CRIATIVOS
Abstract
Esta pesquisa pretende refletir sobre a contribuição da contação de histórias no ensino/aprendizagem e a prática da leitura literária nas escolas nos anos iniciais com ênfase na formação de leitores autônomos, a partir da análise bibliográfica de diferentes pesquisadores, os quais discutem sobre os desafios da mediação literária no contexto da educação infantil aos primeiros anos do ensino fundamental. A expectativa é investigar como a escola se posiciona diante da responsabilidade de mediar e formar leitores. Meu questionamento é: A contação de histórias pode ser uma estratégia de auxílio na promoção da afetividade e do protagonismo dos alunos na sua relação com os textos literários? Assim este estudo espera debater sobre a importância da contação de história na mediação literária e sua permanência como um hábito contínuo e autônomo na vida dos futuros sujeitos leitores para além das salas de aula.
Palavras-chave: Contação de histórias. Mediação em leitura. Autonomia literária