ELABORAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO PROMOTORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Francinelma Soares da Silva Rodrigues
  • Jéssica Mariano Alves
  • Ana Beatriz Lopes Souza
  • Raul de Lima Soares Andrade
  • Cristina Gurski

Resumen

A Educação Ambiental é fundamental para a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, sensibilidades, atitudes e competências voltadas para mudanças de atitudes visando a conservação ambiental. Na Educação Ambiental - formal e não formal, os jogos e atividades educativas são importantes meios para alcançar estes objetivos, uma vez que estimulam o aprendizado, despertando o lúdico, a motivação e a curiosidade dos participantes. Assim, este trabalho teve como objetivo a elaboração e aplicação em sala de aula, de jogos e atividades educativas produzidas pelos alunos da disciplina de Educação Ambiental da 1α série do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado. Na disciplina Educação Ambiental, os acadêmicos devem elaborar um pré-projeto na área, a ser apresentado no final da disciplina, portanto, os jogos e atividades foram elaborados visando abordar questões ambientais relacionadas aos temas escolhidos. Foram produzidos quatro jogos e atividades elaborados com materiais acessíveis, de fácil construção e aplicação, incluindo um jogo de tabuleiro com o tema “Mudanças climáticas”; um Jogo da memória com o tema “Reaproveitamento de alimentos”; palavras-cruzadas elaboradas com a ferramenta Gerador de Palavras Cruzadas, disponível em https://www.educolorir.com/crosswordgenerator/por/index.html; e, um caça-palavras elaborado com a ferramenta Criador de Caça-Palavras, disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/cacapalavras/, ambos com o tema “Reutilização de Embalagens Plásticas”. Os resultados foram promissores, constatados através da participação e motivação dos acadêmicos envolvidos, auxiliando no aprendizado de técnicas e métodos na Elaboração de projetos de Educação Ambiental e aumentando o nível dos trabalhos desenvolvidos na disciplina. Foi observado durante o desenvolvimento do projeto que a elaboração dessas atividades estimulou ainda, a criatividade e a colaboração entre os acadêmicos, auxiliando no direcionamento pela busca de informação dos temas relacionados com os jogos. Além disso, como esses jogos foram elaborados pensando no público-alvo dos projetos, poderão futuramente ser utilizados na fase de execução dos mesmos. Acredita-se que tanto a elaboração quanto a aplicação de atividades lúdicas representa um importante instrumento pedagógico, aumentando a sensibilização com relação aos temas ambientais, sendo um importante promotor no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-11-01

Cómo citar

Rodrigues, F. S. da S., Alves, J. M., Souza, A. B. L., Andrade, R. de L. S., & Gurski, C. (2019). ELABORAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO PROMOTORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5981

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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