A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Aline Oliveira da Silva
  • Cristina Gurski

Resumo

A disciplina Educação Ambiental é de grande importância sendo fundamental para a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, sensibilidades, atitudes e competências voltadas para mudanças de atitudes visando a conservação ambiental. A disciplina busca ainda, compreender as relações estabelecidas entre os indivíduos, sociedade e natureza, entendendo o ambiente em suas múltiplas dimensões - social, político, cultural, ético e ecológico. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Os objetivos da monitoria incluíram auxiliar o professor em suas atividades acadêmicas, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, impulsionando o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos envolvidos, favorecendo o processo ensino-aprendizagem mediante a interação entre as partes envolvidas. Dessa forma, o trabalho do monitor consistiu em primeiramente realizar o estudo da bibliografia específica da disciplina e a revisão dos trabalhos apresentados no ano anterior. O acompanhamento dos alunos por parte do monitor foi desempenhado na UEMS em horários pré-agendados (carga horária de 4 horas semanais), que incluiu auxílio na orientação dos alunos da disciplina, com relação ao conteúdo geral e à elaboração de projetos de Educação Ambiental, a ser apresentados no final da disciplina. Os resultados foram promissores, constatados através da presença de alunos no atendimento extraclasse, a aprovação de todos os alunos e do nível dos trabalhos apresentados, sendo que inclusive, um dos projetos de destaque foi convertido em um Projeto de Extensão e atualmente está em execução. Acredita-se que o acompanhamento do monitor foi de grande importância para a aprendizagem e direcionamento pela busca de informação dos conteúdos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, houve uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino, impulsionando o enriquecimento da vida acadêmica do aluno monitor.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Silva, A. O. da, & Gurski, C. (2018). A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4670

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)