MONITORIA NA DISCIPLINA DE RESTAURAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS

Autores

  • Fernando Duarte Jorge
  • Cristina Gurski

Resumo

A disciplina Restauração de ambientes degradados (RAD) está intimamente ligada à ciência da recuperação e restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Os objetivos da disciplina incluem reconhecer os processos de degradação e os níveis de restauração necessários, bem como elaborar estratégias de recuperação com base em diagnóstico e na destinação da área degradada, aplicando conhecimentos ecológicos. Para que estes sejam alcançados a elaboração de um Projeto de Restauração de Áreas Degradadas – PRAD é uma valiosa ferramenta de aprendizagem e um dos critérios de avaliação da disciplina e dessa forma, torna-se imprescindível o acompanhamento e auxílio extraclasse dos discentes por parte do professor, com o auxílio de um monitor. Para tal, o trabalho do monitor consistiu em primeiramente realizar o estudo da bibliografia específica da disciplina e a revisão dos trabalhos apresentados no ano anterior. O acompanhamento por parte do monitor foi desempenhado na UEMS em horários pré-agendados (carga horária de 4 horas semanais), que incluiu auxílio na orientação dos alunos da disciplina, com relação ao conteúdo geral e à elaboração do PRAD, a ser apresentado no final da disciplina, especificamente com relação à fotointerpretação das áreas degradadas, o que incluiu análises de fotografias aéreas e de satélite e a utilização de softwares compatíveis (GoogleEarth). Esse trabalho visa o diagnóstico, mapeamento e quantificação das áreas de estudo, com a intenção de direcionamento dos futuros trabalhos. Os alunos em sua maioria compareceram ao atendimento extraclasse e os resultados foram bastante satisfatórios, considerando o nível dos trabalhos apresentados, bem como, a aprovação de todos os alunos. Além disso, o professor foi auxiliado na preparação de atividades práticas relativas à disciplina. Acredita-se que o acompanhamento do monitor foi de grande importância para a aprendizagem e direcionamento pela busca de informação dos conteúdos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, houve uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino, impulsionando o enriquecimento da vida acadêmica do aluno monitor.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

Jorge, F. D., & Gurski, C. (2016). MONITORIA NA DISCIPLINA DE RESTAURAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3548

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE