RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OFICINA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNDO NOVO-MS: “CONHECENDO OS VERTEBRADOS”

Autores

  • Cristiane Aparecida Rosa Pavera da Silva
  • Katiuscia de Souza Oliveira Linz
  • Andréa Santos Gonçalves
  • Aline Mendes Guedes
  • Fernando Zimmer Wazlawick
  • Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo

Atualmente há cerca de 45.000 espécies pertencentes ao grupo dos vertebrados. A denominação
deste grupo é derivada da presença de vértebras em muitos de seus membros; ademais algumas
características peculiares aos vertebrados, em pelo menos, durante um estágio de desenvolvimento
do organismo, são: cabeça distinta do corpo, cérebro verdadeiro, crânio, e olhos, ouvidos e órgãos
olfativos na cabeça. Os vertebrados constituem cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e
mamíferos, e é um tema abordado nos livros didáticos de ciências e de biologia da educação básica.
No entanto, na maioria das escolas, os conteúdos sobre este assunto são abordados somente de
maneira teórica e raramente proporcionando aulas práticas. Procurar meios e caminhos que vão
além de tais metodologias têm sido um ardo trabalho dos atuais professores que veem o ensino
como um processo de aprendizagem que vai além das paredes da escola e que, portanto, pode
ocorrer em todos os lugares. Diante disso, os bolsistas integrantes do PIBID/UEMS-Mundo Novo
organizaram uma oficina didática acerca dos vertebrados com o objetivo de possibilitar o estudo
teórico-prático das principais características, reconhecendo os diferentes grupos e comparando a
morfologia externa dos vertebrados. A oficina didática foi ministrada, por meio de um encontro de
2 h/a em dezembro de 2018, a 24 alunos da Escola Estadual Castelo Branco de Mundo Novo - MS,
do 2º ano A do ensino médio no período matutino. No primeiro momento, a fim de saber os
conhecimentos prévios dos alunos foram realizados questionamentos sobre o tema, tais como: quais
são os animais vertebrados? O que caracteriza tais animais como vertebrados? O que diferencia
cada grupo? Quais são seus habitats? Em seguida, foi realizada uma aula expositiva e dialogada,
com apresentação de slides, identificando as principais características existentes dentro dos grupos
de vertebrados, com duração de 50 minutos. No segundo momento, os alunos foram conduzidos ao
Laboratório de Zoologia da UEMS/Unidade de Mundo Novo, onde observaram as características
gerais dos exemplares de peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, de acordo com o roteiro
distribuído, enriquecendo o que foi ministrado na apresentação. As atividades propostas
possibilitaram aos alunos um melhor conhecimento sobre os grupos de vertebrados, uma vez que
puderam visualizar, por meio de material biológico, os grupos de vertebrados e suas características
principais reforçando o que tinham estudado apenas em âmbito teórico; além disso os alunos
apresentaram entusiasmo e interesse em contato com a atividade prática. Esses resultados reforçam
a importância do desenvolvimento de atividades práticas, dinâmicas e diferenciadas no dia a dia da
sala de aula, possibilitando aos alunos uma participação ativa na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

Silva, C. A. R. P. da, Linz, K. de S. O., Gonçalves, A. S., Guedes, A. M., Wazlawick, F. Z., & Pedrancini, V. D. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OFICINA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNDO NOVO-MS: “CONHECENDO OS VERTEBRADOS”. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6018

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)