ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES EM CUIDADOS E EDUCAÇÃO E SAÚDE, TEÓRICO-PRÁTICAS COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS – MS

Julyana Alves Teixeira Borges, Margareth Soares Dalla Giacomassa

Resumo


A educação infantil deve ser entendida em amplo sentido, pois ela pode englobar todas as
modalidades educativas vividas pelas crianças na família e na comunidade, antes mesmo de
atingirem a idade da escolaridade obrigatória. Diz respeito tanto à educação familiar e a
convivência comunitária, como a educação recebida em instituições específicas. As práticas diárias,
o cuidar e o educar devem caminhar de maneira indissociável, possibilitando que ambas as ações
construam na totalidade, a identidade e autonomia da criança, envolvendo uma visão integrada de
desenvolvimento da criança, dessa forma, os profissionais que trabalham com a criança pequena.
Este trabalho teve como objetivo apresentar os resultados obtidos durante o período de
desenvolvimento da bolsa PIBEX, que possibilitou acompanhar as atividades teórico-práticas em
cuidados e educação, através da orientação e capacitação dos educadores dos Centros de Educação
Infantil (CEI) de Dourados - MS, com ênfase em educação e saúde. A metodologia utilizada foi
através de oficinas teórico-práticas no processo de ensino e aprendizagem temas/assuntos, como por
exemplo autocuidado da equipe multiprofissional do CEI; enfermagem no CEI; cuidados em saúde
na urgência e emergência; cuidando do ambiente educativo, discutidos nos módulos teórico-práticos
nas atividades educacionais com a equipe multidisciplinar dos CEIs Celso de Almeida, Vitório
Fedrizzi e CEI da UFGD, onde as atividades são previamente agendadas na Secretaria Municipal de
Educação (SEMED). Ao compreender as atividades diárias desenvolvidas nas práticas de cuidar e
educar diante das inter-relações entre a equipe multiprofissional e as crianças de 0 a 6 anos, no
cotidiano da educação infantil com a finalidade de aperfeiçoar e aplicar outras formas
metodológicas para o ensino e aprendizagem dos educadores e as crianças, melhorando-se assim o
processo ensino-aprendizagem. O CEI é um ambiente especial criado para oferecer condições
ótimas que propiciem e estimulem o desenvolvimento integral e harmonioso da criança sadia nos
seus primeiros três anos de vida. Dessa forma, nesse ambiente, os profissionais respondem pelos
cuidados integrais à criança na ausência da família, por isso que devem ser capacitados para atender
de maneira satisfatória, complementar os cuidados que essa criança recebe da família.


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