VALORES QUE RECRIAM CONCEITOS COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS

Autores

  • Julyana Alves Teixeira Borges UEMS

Resumo

Em Dourados - MS a população indígena reside nas aldeias em proximidade geográfica com a zona urbana. Isso propicia aquisição de outros hábitos, costumes, e cultura diferenciada. As crianças são mais vulneráveis ás mudanças na tradição, pois elas estão mais sujeitas a introjetar novos hábitos da população não indígena, modificando a transmissão da cultura étnica oferecendo à criança a oportunidade de conhecer, respeitar outras formas de viver, pensar e agir. A necessidade de resgatar os valores culturais, boa convivência, respeito, honestidade, colaboração, atenção, preservação do ambiente e patrimônio público, irá contribuir para melhor qualidade de vida entre a família e a comunidade que essa criança está inserida. Objetivo é oferecer as crianças uma forma de conscientização para o bom viver social e intercultural. Aprimorando regras de convivência, respeito, valorização da família, amigos e comunidade, incentivar bons hábitos da vida cotidiana, socialização da criança, despertar atitudes básicas de cidadania, fazendo com que essa criança multiplique valores para a família e sua comunidade. Na execução da atividade disponibilizam-se materiais didáticos deixando livre o imaginário da criança para expressão de conceitos, regras sociais, modos de cultura e uso de linguagem intercultural. Sendo um projeto em andamento, as avaliações são por informações diretas com as crianças sobre as atividades propostas, acatando suas sugestões. Espera-se que as crianças aprendam os valores essenciais para uma vida digna e solidária, na convivência com sua família e comunidade. A melhor maneira de ensinar é por meio de exemplos, atitudes, diálogo, e brincadeiras.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Borges, J. A. T. (2015). VALORES QUE RECRIAM CONCEITOS COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/800

Edição

Seção

CULTURA