OBESIDADE: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Jaqueline Aparecida dos Santos Bezerra, Vivian Rahmeier Fietz

Resumo


As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tornaram-se um impasse para a saúde pública
brasileira. Com maior enfoque na obesidade. Os objetivos foram: Esclarecer aos adultos de ambos
os sexos, acima de 40 anos sobre prevenção da obesidade e promoção da saúde, avaliar a situação
nutricional, e orientar sobre hábitos alimentares e ainda associar alimentos considerados fatores de
risco para obesidade e patologias relacionadas. A coleta dos dados e orientações foram realizadas a
partir de uma entrevista e conversa. Foi utilizado o IMC (índice de massa corporal) e RCQ (razão
da cintura com o quadril) para analisar a situação nutricional dos participantes e as orientações com
base em segurança alimentar e nutricional. Tratou-se de uma pesquisa-ação e foram realizados na
UNAMI (Universidade Aberta da Melhor Idade) e rede Abevê de Supermercados. Notou-se que
entre os indivíduos com mais de 60 anos de idade, a obesidade foi menor e o sobrepeso maior. Para
explicar essa característica, observou-se que os participantes desta faixa etária possuem mais tempo
para realização de atividades físicas, e cuidam de sua alimentação, pois a maioria é aposentada ou
pensionista. A principal queixa dos adultos ativos de não realizarem exercícios físicos regularmente
foi a falta de tempo. Observou-se que, entre indivíduos mais jovens a situação nutricional de
sobrepeso foi expressiva e os mesmos relataram fazer uso de medicação para controle da
hipertensão e diabetes mellitus. Assim, educar em saúde deve ser uma atividade constante pois
observou-se que a comunidade se sentia valorizada e aceitavam imediatamente participar da ação e
queriam saber de suas condições de saúde. Cabe ressaltar a necessidade de dar continuidade a este
projeto, pois verificou-se que a comunidade desconhecia sua situação nutricional e as implicações
em sua saúde. Ressalta-se ainda que o projeto de extensão tem trazido aprendizado entre os
acadêmicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.