O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUTO DE PAULO FREIRE

Autores

  • Italo Francesco dos Santos Soares FERREIRA Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria PEREIRA Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Paulo Freire deixou um legado que nunca será esquecido, sua teoria pedagógica é base para outras teorias educacionais. Ao reafirmamos a importância deste educador e desfrutarmos das mais diversas interpretações que suas obras puderam nos oferecer, a presente pesquisa objetivou-se em identificar as contribuições de Paulo Freire para o ensino da Educação Física e mapear, com base nos referenciais teóricos, seus contributos. O processo metodológico da presente pesquisa qualitativa consiste em uma revisão bibliográfica. Foram adotados artigos, livros, dissertações e teses, dos anos de 1967 a 2020, que identificaram na concepção de educação de Paulo Freire fundamentos para o ensino da Educação Física. Concluiu-se que Freire, mesmo não tendo se dedicado em estudar sobre o ensino da Educação Física, viabilizou que seus estudos fossem utilizados pela área a fim de haver uma troca do conhecimento real para o conhecimento cientifico, que, no entanto, é necessário, antes de tudo, superar a perspectiva tradicionalista que ainda rodeiam o ensino da Educação Física e aprisionam a um campo de atividades físicas voltadas para o lazer, saúde, higiene, esporte de rendimento e brincadeiras.

Palavras-chave: Ensino. Educação Física. Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

FERREIRA, I. F. dos S. S., & PEREIRA, A. M. (2021). O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUTO DE PAULO FREIRE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7472