Potencialidades do trabalho pedagógico: uma experiência em escolas da Ilha Grande

Autores

  • Maria Aparecida ALVES

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o trabalho pedagógico realizado por alunos de um curso de licenciatura em Pedagogia, que foi concretizado em escolas públicas sediadas em praias da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Parte-se das estratégias construídas durante a implementação de um projeto de ensino que priorizou auxiliar o trabalho pedagógico realizado naquelas escolas. Busca-se apresentar as alternativas de ensino que foram empregadas para estimular o aprendizado em sala de aula. As escolas da Ilha Grande são formadas por classes multianuais que atendem alunos, na faixa de idade entre 6 e 12 anos, que estão matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental. Os resultados observados apontam que os educadores adotaram uma concepção de educação apoiada nos princípios da educação do campo, cujo empenho resultou na reavaliação de sua prática pedagógica e na elaboração de estratégias criativas para o ensino em classes multianuais, que abarcam alunos em diferentes fases de aprendizagem, passando-se a valorizar tanto os saberes formal quanto informal e, assim, distinguindo-se do modelo tradicional de sala de aula que é praticado nas escolas do Continente. Porém, nota-se a falta de investimento pelo poder público em uma política de formação continuada para os professores. Este estudo baseia-se em pesquisa empírica, os dados foram coletados durante a realização de um projeto na área de ensino, que esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIDIB-UFF. E o referencial teórico-metodológico fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica.

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

ALVES, M. A. (2021). Potencialidades do trabalho pedagógico: uma experiência em escolas da Ilha Grande. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–10. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7459