CURRÍCULOS QUE OMITEM, CORPOS QUE SOFREM: a (in)visibilidade da sexualidade na UFGD

Autores

Palavras-chave:

Ementas, Graduação, Sexualidade

Resumo

Nos últimos anos, a temática da sexualidade começou a ganhar mais notoriedade, começando a integrar espaços até então inéditos. No entanto, no contexto do Ensino Superior, essa circunstância parece ser diferente. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo entender como a sexualidade está presente nos cursos presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de um levantamento bibliográfico de caráter qualitativo nas ementas desses cursos. Os dados apontam que, dentre as 2.324 disciplinas encontradas nos cursos investigados da UFGD, somente 30 delas abordam essa temática, resultando em 1,29% dessa totalidade. Importante ressaltar que, dos 34 cursos analisados, 20 deles não apresentavam nenhuma disciplina referente aos temas buscados — valor esse que considero extremamente baixo e preocupante, pois, a expressão incipiente dessas disciplinas colabora no aumento da invisibilidade, marginalização, intolerância e violência de corpos não-heteronormativos.

Biografia do Autor

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, UFGD

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestre(a) em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET). Desenvolvo trabalhos nas áreas da Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciências, Sustentabilidade Ambiental, Zoologia e em Temáticas Emergentes na Educação e na Formação de Professores, tais como, Educação Ambiental, Temas Transversais, Questões Raciais e/ou Sociais, Identidade de Gênero e Sexualidade. Principais metodologias adotadas: Levantamentos e revisões bibliográficas(as); Estado da Arte (Ferreira, 2002); e Análise de Conteúdo (Bardin, 1977).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Monteiro dos Santos, D. C. (2025). CURRÍCULOS QUE OMITEM, CORPOS QUE SOFREM: a (in)visibilidade da sexualidade na UFGD. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10629