FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Relato de Experiência do Programa LEEI em Naviraí-MS
Palavras-chave:
Educação Infantil; Cultura escrita; Formação docente.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI), realizado em 2024 no município de Naviraí-MS, com professoras da rede pública de Educação Infantil. A formação teve como objetivo central ressignificar as práticas pedagógicas de leitura e escrita na pré-escola, por meio da valorização da cultura escrita, da mediação literária e do fortalecimento do papel do educador como agente cultural. A metodologia envolveu encontros presenciais e remotos, leitura de materiais teóricos (Cadernos LEEI/UFMG), desenvolvimento de práticas com crianças e socialização dos resultados. A análise dos dados, composta por registros escritos, vídeos, fotos e relatos orais, evidenciou a transformação das concepções docentes, com a valorização da literatura como experiência estética, a escuta das infâncias e a criação de ambientes alfabetizadores significativos. Conclui-se que o curso proporcionou uma formação continuada potente, coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, reafirmando o compromisso com uma educação democrática, sensível e centrada nos direitos da criança.
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