CURRÍCULO OCULTO: reflexões de uma sala de aula
Palavras-chave:
currículo oculto; vivência; educação infantil; formação de professores/asResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo trazer o conceito de currículo oculto na visão da docência na educação infantil, conceito esse que abrange duas vertentes: reforço positivo e reforço negativo, o vigente trabalho se debruçará sobre a segunda vertente. Ao abordar a educação infantil como campo é entender que essa fase da trajetória escolar molda a percepção da criança de si e do mundo que pertence, e o currículo está amalgamado a ela “discussão sobre o que se ensina na escola demonstrando que o currículo, tanto o prescrito como o oculto, constrói a identidade dos alunos, constitui a sua subjetividade, a sua forma de ver, escutar e analisar o mundo [...]” (Araújo. 2018, p. 34), e quando atrelada a concepção de currículo como uma prática de ações e falas que corroboram determinados comportamentos da criança entendesse a importância da constante vigilância que os/as professores/as precisam ter a respeito da reprodução de um padrão da elite dominante, que se utiliza do instrumento da escola como um meio de separação de quem vai ter sucesso ou não, para manter as desigualdades sociais.
Referências
Araujo, Viviane Patricia Colloca. “O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE.” 2019. Revista de Estudos Aplicados Em Educação 3 (6). USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul. Disponível: O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E ... preview & related info | Mendeley. Acesso em: 20 de julho de 2025.
Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho. "A presença ostensiva do currículo oculto na escola." 2017. Disponível em: A PRESENÇA OSTENSIVA DO CURRÍCULO OCULTO NA ESCOLA - Google Acadêmico. Acesso em: 20 de julho de 2025.