PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ESCOLHA DE DIRETOR (A) ESCOLAR NO BRASIL E NO CHILE

Autores

  • Jonata Cristina dos Santos UFGD
  • Andréia Vicência Vitor Alves UFGD

Palavras-chave:

gestão educacional, gestão democrática, escolha de diretor(a) escolar

Resumo

O presente trabalho[1]  objetivou mapear a produção científica sobre a escolha de diretor (a) escolar no Brasil e no Chile, no período de 2000 a 2023. As buscas foram realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia). O mapeamento realizado permitiu identificar que no Brasil a escolha de diretor (a) escolar está atrelada ao princípio da gestão democrática estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que a eleição de diretores (as) como forma de escolha de diretor (a) escolar é eixo central na luta por relações mais democráticas na escola e está diretamente relacionada com a democratização da gestão e a melhoria da qualidade de ensino. Quanto ao Chile não há registos de publicações sobre essa temática, ao menos nas bases de dados consultadas. Constatou-se ainda, a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a escolha de diretor (a) escolar nesses dois países.

 

 

Biografia do Autor

Jonata Cristina dos Santos, UFGD

Jonata Cristina dos Santos- Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

 

Andréia Vicência Vitor Alves , UFGD

 

Andréia Vicência Vitor Alves- Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

dos Santos, J. C., & Alves , A. V. V. (2025). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ESCOLHA DE DIRETOR (A) ESCOLAR NO BRASIL E NO CHILE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10622