A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: potencialidades e limitações

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial, prática como componente curricular, alfabetização e letramento

Resumo

Este artigo tem como escopo discutir sobre a PCC (Prática como Componente Curricular) desenvolvido em um curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul - MS. Debate as potencialidades e limitações do processo formativo inicial dos (as) acadêmicos (as) do último ano desse curso tendo como horizonte a realização desse componente na disciplina de Alfabetização e Letramento. A pesquisa de caráter qualitativo tem como principais fontes de pesquisa a Resolução nº 2/2019 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, bem como a Base Nacional Comum para formação Inicial de professores da Educação Básica (BNC- Formação) e o relatório do PCC elaborado no ano de 2024. A partir da análise crítica do relatório, da Resolução nº 2/2019 e suas alterações em interlocução com as políticas públicas de Alfabetização, verificou-se que ainda há limitações no contexto da realidade para efetivação do que apregoa os documentos oficiais, como: lacunas provenientes do embasamento teórico dos estudantes que dificultam a compreensão das relações imbricadas entre teoria, prática e reflexão e prevalecimento da ideia de alfabetização pautada no método fônico. Também se constatou potencialidades no desenvolvimento dessa prática como: análise de casos reais de alfabetização e letramento fazendo interlocuções com questões teóricas e políticas; oficinas com os gêneros textuais fábulas e a utilização da literatura infantil como instrumento significativo no processo de alfabetização e letramento.

Biografia do Autor

Luciano de Oliveira, UEMS

Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena, com a habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas. Licenciatura em Pedagogia. Pós - Graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Gestão Escolar: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela UEPG. Mestrado em Educação pela UEPG. Doutorado em Educação pela UNICAMP. Professor colaborador da UEMS e da UFMS.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Oliveira, L. de. (2025). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: potencialidades e limitações. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10616