A A POLÍTICA EDUCACIONAL DE RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: percepções de tutores atuantes em Dourados (2024)
Palavras-chave:
recomposição da aprendizagem, matemática, projeto de tutoria.Resumo
Este trabalho investiga as percepções de tutores que atuaram em um projeto de tutoria junto à componente curricular Matemática – Recomposição de Aprendizagem (RA), no ano de 2024, na rede pública estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados. A RA é uma política pública incentivada pelo governo federal e implementada pelas secretarias de educação de todos os estados brasileiros. No escopo da pesquisa, buscou-se compreender se o projeto de tutoria teria contribuído para a formação docente dos tutores e se verificaram efeitos positivos da recomposição da aprendizagem em Matemática dos alunos nas escolas. As respostas dos seis tutores investigados foram coletadas por meio de um questionário eletrônico e interpretadas à luz da pedagogia crítica. Os dados revelam que a participação no projeto contribuiu significativamente para a formação docente e que, apesar das limitações encontradas na prática, eles atuariam como docentes nessa componente curricular. As conclusões destacam a importância de refletir criticamente sobre essa política, se de fato ela pode contribuir para o aprendizado dos alunos ou reforçar desigualdades ainda mais.
Referências
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BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Guia para Implementação da Recomposição das Aprendizagens. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/recomposicao-aprendizagens/guia-recomposicao-aprendizagens.pdf >. Acesso em: 19 de maio de 2025.