AS IDAS E VINDAS DA LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
ensino de línguas, políticas educacionaisResumo
O espanhol é a a segunda língua mais falada mundialmente, superada somente pelo mandarim em número de falantes. A presença do idioma também é marcante nas relações comerciais e na difusão de trabalhos científicos. Dessa forma, seu estudo é importante para diversas nações e, no caso específico do Brasil, que faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, é bastante significativo. Além disso, há as relações não apenas diplomáticas com os demais países hispanofalantes que nos rodeiam e são nossos parceiros comerciais no MERCOSUL. O objetvo deste estudo foi analisar as mudanças nas leis educacionais que impactaram a oferta do espanhol nas escolas brasileiras, destacando os avanços, retrocessos e as políticas públicas que convergeram para o cenário atual. Por meio de uma pesquisa bibliográfica das leis e dos documentos que versam acerca da língua espanhola entendemos os movimentos políticos que permearam as legislações vigentes sobre as línguas estrangeiras ensinadas nas escolas ao longo das últimas décadas. Concluímos que a existência de leis nem sempre garantem a oferta da língua aprovada por decretos ou portarias. É necessário o engajamento docente, discente e da sociedade em geral para garantir o acesso dos estudantes da rede pública ao universo hispânico e ao multilinguismo.
Referências
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Lei nº 3.694, de 08 de novembro de 2005. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/51621/Lei_3694_08_11_2005.html. Acesso: 08 fev. 2025.
CARVALHO, J. P.; ORTÍZ ALVAREZ, M. L. A Lei 11.161/2005 e o ensino de Espanhol em escolas públicas do Distrito Federal: realidade e desafios após uma década de implantação. In: ORTÍZ ALVAREZ, M. L. (Org.) Políticas e (des)valoriz(ação) do ensino de espanhol no contexto brasileiro: desafios e ações. Vol. 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 73-108. Disponível em: http://www.ppgl.unb.br/images/Livros/Maria_Luiza_ortiz/PDF_do_livro_Politicas_e_desvalorizacao_do_ensino_de_Espanhol_no_Brasil.pdf. Acesso: 08 fev. 2025.
EREZ FERNÁNDEZ, G. Políticas públicas para la (no) enseñanza de español en Brasil. In: MIRANDA, C (org.) La lengua Española en Brasil: enseñanza, formación de profesores y resistencia. Brasília, DF, Consejería de Educación de la Embajada, 2028. (Colección Complementos). p. 9-18. Disponível em: https://www.libreria.educacion.gob.es/libro/la-lengua-espanola-en-brasil-ensenanza-formacion-de-profesores-y-resistencia-2018_181151/. Acesso: 24 jan. 2025.
GUIMARÃES, A. ; SOUZA J. A. A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920). Uberlândia, Cadernos de História da Educação, v. 17, n. 3, p. 716-733, set.-dez. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-78062018000300716. Acesso: 24 jan. 2025.
INSTITUTO CERVANTES. Anuario del Instituto Cervantes 2024 – El español en el mundo. Madrid: Libreros, 2024. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/lengua/anuario/anuario_24/el_espanol_en_el_mundo_anuario_instituto_cervantes_2024.pdf. Acesso em: 08 jan. 2025.
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/oensle.pdf. Acesso em: 11 jan. 2025.
MACHADO, R.; CAMPOS, T. R. de; SAUNDERS, M. do C. História do ensino de línguas no Brasil: avaços e retrocessos. Revista História do ensino de línguas no Brasil, Rio de Janeiro, vol. 1, jan. 2007. Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-1-no-1-12007/98-historia-do-ensino-de-linguas-no-brasil-avancos-e-retrocessos. Acesso em: 15 jan. 2025.
NOGUEIRA, L. C. R. A implantação do Espanhol na grade curricular das escolas públicas brasileiras: um desafio com prazo. Revista História do ensino de línguas no Brasil, Rio de Janeiro, vol. 1, jan. 2007. Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-1-no-1-12007/97-a-implantacao-do-espanhol-na-grade-curricular-das-escolas-publicas-brasileiras-um-desafio-com-prazo. Acesso: 23 jan. 2025.
PARAQUETT, M. O papel que cumprimos os professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil. Rio de Janeiro, Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Diálogos Interamericanos, n. 38, 2009. p. 123-137. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33953/1/2009%20O%20papel%20que%20cumprimos%20os%20professores%20de%20espanhol.pdf. Acesso: 23 jan. 2025.
PRADO, A. O. M. de A. O movimento nacional #ficaespanhol e suas repercussões no Mato Grosso do Sul. In: BARREDA, S. V. M.; ARF, L. G. M.; ZWARG, J. D. El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. 238 p. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5219/1/El_Espa%c3%b1ol_em_Mato_Grosso_do_Sul.pdf. Acesso: 25 jan. 2025.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED n. 4.386, de 31 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO11734_03_02_2025. p. 9-20. Acesso: 09 fev. 2025.