AÇÕES DO TODOS PELA EDUCAÇÃO, DO CONSED E DA UNDIME PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS REDES DE ENSINO

Autores

  • Luana da Silva de Souza UEMS
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Palavras-chave:

BNCC; CONSED; UNDIME; Todos Pela Educação

Resumo

O presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso que integrou o projeto guarda-chuva “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como indutora das Políticas Educacionais” inscrito no campo do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) e se propôs investigar, na perspectiva crítica, de que forma a BNCC é efetivada nas redes de ensino e de que maneira o Movimento Todos Pela Educação, o Consed e a Undime contribuem para esse processo. A pesquisa assume a abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. A partir da leitura dos documentos produzidos pelo Movimento Todos Pela Educação (TPE), O Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) e União Nacional de Dirigentes da Educação (UNDIME) e da leitura dos textos resultantes da pesquisa bibliográfica, foi possível compreender que a parceria que esses movimentos possuem com o setor privado e o espaço que ocupam frente as decisões das políticas públicas educacionais contribuem para a efetivação da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Luana da Silva de Souza, UEMS

Granduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX com o projeto " Formação continuada: uma ação extensionista no CEIM Argemira Rodrigues Barbosa em tempos de pandemia" sob orientação da Prof. D.ra Andréia Nunes Militão. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC com o projeto "Efetivação da BNCC nas redes de ensino: ações do Todos pela Educação, do Consed e da Undime para a implementação sob orientação da Prof. D.ra Andréia Nunes Militão. Desenvolveu atividades de monitoria na disciplina "Políticas Públicas e Educação" sob a orientação da Prof D.ra Andréia Nunes Militão no período de 2022 e 2023.

Andréia Nunes Militão, UEMS

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Referências

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun.

CAETANO, Maria Raquel. As disputas na construção da Base Nacional Comum Curricular: anotações em torno do conteúdo da política educacional. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-24, 2023.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.

MARTINS, Erika Moreira; KRAWCZYK, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Revista Portuguesa de Educação, vol. 31, núm. 1, 2018. 31

MEIRA, Marina; BONAMINO, Alicia. Contribuições dos estudos de implementação para análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação Escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento – revista de educação, n. 4, 2016.

SAVIANI. Dermeval. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formar de resistência. Roteiro, Joaçaba v. 45, jan./dez. 2020.

SHIROMA, Eneide Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005.

SOUSA, Jorge Luis Umbelino de; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Atuação da UNDIME na Base Nacional Comum Curricular: analisando articulações. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 352-363, maio/ago. 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Do projeto ao relatório de pesquisa. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/197/3/01d10a01.pdf. Acesso em 14 de fev. de 2023.

UNDIME. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, 2019. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/sobre-a-undime. Acesso em 15 de ago. de 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

da Silva de Souza, L., & Nunes Militão, A. (2025). AÇÕES DO TODOS PELA EDUCAÇÃO, DO CONSED E DA UNDIME PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS REDES DE ENSINO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10606