CURRÍCULO, CULTURA E TERRITÓRIO: articulações entre saberes tradicionais e políticas educacionais
Palavras-chave:
saberes tradicionais, educação ambiental crítica, currículo escolar, formação docente, justiça socioambientalResumo
RESUMO: a presença dos saberes tradicionais e da educação ambiental crítica no currículo escolar configura-se como um elemento essencial para o fortalecimento da diversidade epistêmica e para a construção de práticas educativas mais plurais, contextualizadas e socialmente comprometidas. Este relato de experiência com proposta pedagógica adota uma abordagem teórico-reflexiva, fundamentada em autores que discutem a decolonização do conhecimento, a interculturalidade e a justiça socioambiental. Por meio da análise de estudos e vivências profissionais das autoras o trabalho propõe sequências didáticas que articulam conteúdos escolares às expressões culturais, saberes ancestrais e práticas de cuidado com o território. A proposta enfatiza a formação docente como chave para a inclusão de tais saberes no cotidiano escolar, sugerindo alternativas metodológicas que favorecem o protagonismo comunitário, a escuta ativa e a interdisciplinaridade. Os resultados apontam para o potencial transformador da valorização dos territórios e suas epistemologias na construção de políticas educacionais mais equitativas. Conclui-se que a incorporação dos saberes tradicionais como eixo estruturante da prática pedagógica representa uma contribuição efetiva para os planos educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal.
Referências
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