MOVIMENTO NEGRO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: uma história de luta, avanços e desafios

Autores

  • Angelita da Cruz Espínola UFGD
  • Dila Aparecida de Lima Mol UFGD

Palavras-chave:

ações afirmativas, movimento negro, direito à educação

Resumo

Este artigo trata da luta do movimento negro pelo direito à educação no Brasil. Tendo como objetivo analisar a trajetória da população negra brasileira na busca pelo direito à educação e democratização do acesso ao ensino superior. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico e documental, com base na análise de obras de autores que discutem a história do movimento negros e ações afirmativas, bem como, análises de legislações que versam sobre a educação no Brasil, desde o período colonial até as mais recentes. Por meio dos dados levantamentos foi possível perceber que as ações afirmativas na educação voltadas à população negra são recentes, haja vista que tiveram maior ênfase no início do século XXI. Os dados trazidos por meio deste estudo apontam para a necessidade da continuidade de ações afirmativas, pois apesar das conquistas do movimento negro nos últimos anos, o racismo estrutural presente na sociedade brasileira contribui para que negros/as continuem marginalizados/as e vulnerabilizados/as, ocupando posições de menor visibilidade na sociedade.

Palavras-chave: ações afirmativas, movimento negro, direito à educação.

Biografia do Autor

Angelita da Cruz Espínola, UFGD

Doutoranda em Educação pela UFGD. Professora da rede municipal de Dourados.

Dila Aparecida de Lima Mol, UFGD

Mestranda em Educação pela UFGD.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Espínola, A. da C., & Mol, D. A. de L. (2025). MOVIMENTO NEGRO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: uma história de luta, avanços e desafios. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10601