POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROJETO DO MEC/CNE EM DISPUTA (2016–2022): introdução, política de formação de professores em antagonismo, considerações finais

Autores/as

  • Karlen Galdino Martins UEMS
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Palabras clave:

Reformas neoliberais, Formação docente, Políticas educacionais em disputa

Resumen

Resumo: A pesquisa em tela está estruturada em torno da análise das políticas de formação de professores em disputa no período de 2016 a 2022. O recorte temporal justifica-se por se tratar de um ciclo marcado pelo que Saviani (2016) denomina de golpe jurídico-midiático-parlamentar, que desencadeou uma série de propostas voltadas à formação docente com orientação técnica e pragmática, em detrimento de concepções mais críticas e históricas da profissão. A investigação tem como finalidade compreender os projetos formativos que se contrapõem nesse contexto. A questão norteadora é: quais são os projetos de formação de professores em disputa, protagonizados pelo MEC/CNE? Para respondê-la, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, com o intuito de identificar, na produção acadêmica do campo, contribuições que evidenciem os diferentes projetos formativos em confronto.

Palavras-chave: Reformas neoliberais;  Formação docente;  Políticas educacionais em disputa.

Biografía del autor/a

Karlen Galdino Martins, UEMS

Egressa do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com bolsa de iniciação científica. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial  (UEMS). Atualmente, atua como professora de apoio pedagógico na rede municipal de Dourados.

Andréia Nunes Militão, UEMS

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Galdino Martins, K., & Nunes Militão, A. (2025). POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROJETO DO MEC/CNE EM DISPUTA (2016–2022): introdução, política de formação de professores em antagonismo, considerações finais. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10599