REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA: a trajetória de um professor negro na liderança sindical e na luta por uma educação antirracista

Autores

  • Leandro de Souza Silva PPGEdu/UFGD

Palavras-chave:

educação, juventude negra, sindicalismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações entre representatividade negra, formação docente e atuação sindical, a partir da trajetória de um jovem negro, professor, que ocupa atualmente uma posição de liderança em uma organização de trabalhadores da educação em um município do estado de Mato Grosso do Sul. A análise parte da transcrição de uma entrevista semiestruturada realizada no contexto de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na perspectiva da educação antirracista, do letramento racial e das políticas públicas de equidade. O relato evidencia os desafios enfrentados por profissionais negros para acessar e ocupar espaços de liderança, os enfrentamentos ao racismo institucional mesmo em estruturas voltadas à promoção de justiça social e a importância da formação acadêmica e das ações afirmativas nesse processo. O entrevistado destaca o papel da graduação como marco na construção da identidade racial e na apropriação crítica de uma consciência antirracista, além de sua atuação sindical como espaço estratégico para o avanço de pautas étnico-raciais. Conclui-se que a presença de sujeitos negros em espaços de decisão e militância sindical tem impacto direto na formulação de políticas inclusivas, sendo a educação um instrumento essencial para a transformação estrutural. A análise sugere a necessidade de ampliar e fortalecer políticas institucionais que garantam a diversidade e a justiça social nos ambientes institucionais.

Biografia do Autor

Leandro de Souza Silva, PPGEdu/UFGD

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu-UFGD, Doutorando pelo mesmo programa (Turma 2023), é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (GEPETIC/UFGD) da Faculdade de Educação FAED/UFGD, voluntário da Banca de validação de auto declarações de pessoa negra da UFGD e do IFMS. Atualmente é guarda municipal na cidade de Dourados MS. O mesmo desenvolve trabalho de formação e ensino para a Educação das Relações Étnico-raciais e tem como projeto pesquisa analisar o fenômeno do Racismo Estrutural no esporte com ênfase ao futebol e suas variações em jogos escolares, amadores e profissionais. 

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

de Souza Silva, L. (2025). REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA: a trajetória de um professor negro na liderança sindical e na luta por uma educação antirracista. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10598