A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE O PROGETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL DO CURSO DA UNIDADE DE CAMPO GRANDE-MS
Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores; Licenciatura em Geografia; Diretrizes Curriculares Nacionais.Resumo
Este trabalho problematiza a formação de professores nas instituições destinadas a está finalidade em diferentes momentos históricos do Brasil, visando entender a proposta formativa do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande-MS. A metodologia aplicada foi pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada em Evangelista (2012) e Severino (2014). Os resultados apontam para um período histórico que houve mudanças significativas na formação de professores, conforme o momento político, econômico e social, implicando em novas formas de se formar os docentes. Na contemporaneidade, houve um forte alinhamento a proposta de formação de professores em geral e em geografia, as perspectivas, mercadológicas, e empresarial fundamento nas competências e habilidades, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica, que instituiu a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Ficou evidenciado que apesar de uma reformulação no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura/2022, ser posterior a estás publicações não as considerou efetivamente, como no caso Base Nacional Comum Curricular/2017 e Currículo de Referencia da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul/2020.
Referências
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