A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE O PROGETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL DO CURSO DA UNIDADE DE CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Rubens Batista Batista da Rocha Secretaria Municipal de Educação de Dourados e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes Militão UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores; Licenciatura em Geografia; Diretrizes Curriculares Nacionais.

Resumo

Este trabalho problematiza a formação de professores nas instituições destinadas a está finalidade em diferentes momentos históricos do Brasil, visando  entender a proposta formativa do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande-MS. A metodologia aplicada foi pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada em Evangelista (2012) e Severino (2014). Os resultados apontam para um período histórico que houve mudanças significativas na formação de professores, conforme o momento político, econômico e social, implicando em novas formas de se formar os docentes. Na contemporaneidade, houve um forte alinhamento a proposta de formação de professores em geral e em geografia, as perspectivas, mercadológicas, e empresarial fundamento nas competências e habilidades, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica, que instituiu a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Ficou evidenciado que apesar de uma reformulação no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura/2022, ser posterior a estás publicações não as considerou efetivamente, como no caso Base Nacional Comum Curricular/2017 e Currículo de Referencia da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul/2020.

Biografia do Autor

Rubens Batista Batista da Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Dourados e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

I - Eixo Temático Formação de Professores

Andréia Nunes Militão, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)

Professor coordenador pedagógico na Secretaria de Educação de Dourados MS.

Formado em Geografia  pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Pedagogia pela UNIFAEL, Especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e em Educação Inclusiva com ênfase no Ensio de Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso do SUL; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. 

Referências

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Projeto Pedagógico do Curso de Geografia Licenciatura, 2022.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Rocha, R. B. B. da, & Militão, A. N. (2025). A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE O PROGETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL DO CURSO DA UNIDADE DE CAMPO GRANDE-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10594