A SENSIBILIDADE DOCENTE ENQUANTO VIA PARA A INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Inclusão; Formação docente; Sensibilidade pedagógica.

Resumo

A escuta sensível e o olhar atento constituem dimensões fundamentais da dinâmica educativa, considerando a multiplicidade contemporânea. Este artigo propõe-se discutir, com respaldo em uma abordagem investigativa de natureza qualitativa, de que forma a sensibilidade docente diante das singularidades dos estudantes pode favorecer ações pedagógicas sensíveis às diferenças, dialógicas e humanizadoras. O estudo ancora-se em fundamentos teóricos que abordam diversidade, alteridade e preparação docente, a partir das contribuições de estudiosos relevantes. A estratégia metodológica escolhida é a narrativa docente, a partir de vivências ocorridas em contextos reais da etapa básica do ensino, notadamente em contextos escolares públicos, onde emergem múltiplas formas de enfrentar a diversidade são evidenciadas. O exame das narrativas indica que o aperfeiçoamento profissional contínuo tem função determinante na ampliação da percepção docente acerca da pluralidade dos sujeitos e das possibilidades de uma atuação pedagógica mais relevante. Infere-se que a escuta sensível, articulada à valorização das singularidades e ao reconhecimento do outro, favorece o fortalecimento de vínculos educativos mais éticos, justos e transformadores, capazes de enfrentar as exigências da inclusão com empatia, responsabilidade e valorização da heterogeneidade.

Biografia do Autor

Gilson Pequeno da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em Uberlândia - MG no PPGED - Programa de pós-graduação em Educação. Mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2005) e Especialização em Gestão na Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). Atualmente é professor de educação básica no Município de Várzea Grande e professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Educação Física no Ensino Superior na Formação de Professores, atua no Ensino Fundamental, atuando nos seguintes temas: lúdico, brincar, infantil, educação ambiental, formação, alfabetização.

Maria Geni Pereira Bilio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestrado em Ensino pela Universidade de Cuiabá-UNIC na área de concentração: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, em Tecnologias em Educação a Distância e em Mídias na Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Cândido Rondon e em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela UFMT. Experiência em Alfabetização e Ensino Fundamental, em Tutoria na área de Presencial e virtual em cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental, além de experiência na Gestão Escolar na unidade escolar onde atuou 19 anos como docente. Foi bolsista no ano 2019 pela PROSUP/CAPES e participa do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Atividade atual: Docente efetiva da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-MT, onde coordenou o Projeto Mais Educação e participa dos trabalhos de apoio pedagógico.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Silva, G. P. da, & Bilio, M. G. P. (2025). A SENSIBILIDADE DOCENTE ENQUANTO VIA PARA A INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10583