INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
Palabras clave:
Inclusão, Atividades adaptadas., Acesso e permanênciaResumen
O número de alunos com deficiência matriculados na educação básica tem aumentado e com isso exigido mudanças para que os alunos tenham acesso aos espaços, ao conhecimento, as informações e também nas metodologias de ensino para que cada aluno possa ter suas especificidades atendidas e uma aprendizagem de qualidade. A inclusão não ocorre somente com o acesso, mas com a permanência e desenvolvimento com sucesso. Neste trabalho objetiva-se analisar o que são adaptações curriculares e como elas devem ser pensadas e organizadas para alunos com diversas deficiências matriculados no Ensino Fundamental anos finais. Para a realização da pesquisa utilizou-se da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental a partir de publicações como artigos, livros e a legislação sobre o tema. Garantir a educação para todos é um desafio enfrentado cotidianamente nas instituições escolares e exige o envolvimento de todos com responsabilidade, comprometimento e aperfeiçoamento constante.
Citas
Livro/ capítulo de livro
ARANHA, M.S.F. Referenciais para construção de sistemas educacionais inclusivos – a fundamentação filosófica – a história – a formalização. Versão preliminar. Brasília: MEC/SEESP, nov. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, C327 2000 I 96p.: il.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva - garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: adaptações curriculares de pequeno porte. Brasília, MEC/SEE, 2000.
NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Estratégias para inclusão de alunos com TEA: materiais adaptados, desenho universal e tecnologias assistivas. In: Escolas inclusivas: práticas e reflexões de docentes / Jane Corrêa Alves Mendonça (Organizadora). – Belém: RFB, 2025.
STAINBACK, William; STAINBACK, Susan; STEFANICH, Grege; ALPER, Sandy. Aprendizagem nas escolas inclusivas: e o currículo? In: STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores; tradução Magda França Lopes- Porto Alegre: Artmed, 1999, p.240-251.
Dicionário
RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar da língua Portuguesa. São Paulo: DCL, 2010.
Artigo de periódico
HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.
Fontes
BRASIL. Lei no 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 10 jul. 2025.
BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 10 jul. 2025.
Brasil. Parecer CNE/CP nº: 50/2023 homologado em 13/11/2024. Reanálise do Parecer CNE/CP nº 50, de 5 de dezembro de 2023, que tratou das Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento a Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=265021-pcp050-23-reanalise&category_slug=dezembro-2023-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 jul. 2025.