A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Isabela Stoco Correa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andreia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

formação de professores, educação ambiental, formação inicial

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica, no período entre 2012 e 2025, tendo como ponto de partida a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Trata da inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores no Brasil, utilizando-se da análise de teses e dissertações encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Utilizando as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental como norteadores, o levantamento identificou dez trabalhos que destacam a abordagem da EA nos Projetos Políticos Pedagógicos de Curso e na estrutura curricular das licenciaturas. Os resultados encontrados mediante a análise das teses e dissertações apontam que, embora a EA esteja presente nos documentos oficiais e seja reconhecida como essencial para a formação docente, sua aplicação prática nos cursos ainda se encontra em uma perspectiva conservadora, indo em um sentido contrário aos documentos norteadores da EA. Conclui-se que, mais do que garantir a presença da EA nas licenciaturas, é essencial que essa inserção aconteça de forma crítica, superando as abordagens reducionistas e promovendo a formação de professores conscientes de seu papel na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.

Biografia do Autor

Isabela Stoco Correa, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020) e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é diretora executiva do Grupo de Estudos em Proteção à Biodiversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental 

Andreia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores.

Referências

AGUIAR, M.A.S. Formação inicial In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70.

CARVALHO, I. C. de M.. Educação Ambiental Crítica: Nomes e Endereçamentos da Educação. In: Sato, M.; Carvalho, I. (org.). Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. São Paulo: Artmed, 2008. p. 17-44.

CONTI, R. P. de. A Educação Ambiental nos cursos de Formação Inicial de Professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.

GUERRA, P. B. Educação ambiental nas licenciaturas do IFSP: ambientalização curricular, formação e compromisso socioambiental. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Biologia) — São Paulo: Universidade de São Paulo, 2024.

MAGELA, W. F. Educação ambiental nas licenciaturas em Química dos Institutos Federais no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2020.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014.

PEREIRA, A. M. A Educação Ambiental na Formação de Professores do Curso de Pedagogia - UFPA - PARFOR - Altamira-PA. 2016. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2016.

PEREIRA, D. O desenvolvimento de uma Educação Ambiental nacional emancipatória na Formação de Professores. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Camboriú: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, 2023.

REIS, V. R. dos. Educação Ambiental na formação docente: análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2017.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Layrargues, P.(coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24.

SOUZA JUNIOR, J. B. de. A educação ambiental na formação inicial de professores: uma exposição sobre as reformulações curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Stoco Correa, I., & Nunes Militão, A. (2025). A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10576