ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Gerusa Diedrich Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

O presente estudo tem como propósito desenvolver reflexões acerca da atuação de assistentes sociais no âmbito da política pública de educação básica, com ênfase nas possibilidades e contribuições destes profissionais para a formação docente, especialmente no que se refere às expressões da questão social manifestadas no contexto escolar. Para tanto, realiza-se uma análise situacional da inserção do assistente social na educação básica, ancorada no projeto ético-político do Serviço Social e fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Ao fim compreende-se que a atuação do assistente social demonstra potencial para o fortalecimento do trabalho, mediando ações e estratégias para os diferentes enfrentamentos vivenciados pelos profissionais da educação, articulando possibilidades de acessos, aproximações, fortalecimentos, construções e reconstruções conceituais, objetivando, a partir de uma prática comprometida com os direitos sociais a transformação social posta.

Biografia do Autor

Gerusa Diedrich, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação, Assistente Social Educacional com especialização em Políticas de Atenção a Criança e ao Adolescente, Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas e MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais. Experiência em Serviço Social na Gestão e Execução de Programas de Reassentamentos e Regularização Fundiária, Centro de Referência de Assistência Social, Conselhos Municipais, Coordenação de Núcleo Regional de Assistentes Sociais. Atuando como Assistente Social Educacional, Perita do Tribunal de Justiça-MS e Colaboradora participante de grupo de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Referências

Artigo de periódico

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Livros e capítulos de livros

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Documentos institucionais e fontes

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Referência consultada para organização

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018a.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Diedrich, G. (2025). ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10565