DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: trajetórias de formação e prática docente em língua inglesa no município de Dourados/MS

Autores

Palavras-chave:

formação docente, escola pública, ensino de línguas

Resumo

O presente trabalho trata da formação e atuação docente de um professor de língua inglesa contratado na rede pública municipal de Dourados/MS, com ênfase nas contribuições do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciados durante a graduação. Trata-se de um relato de experiência que articula os percursos formativos vividos em meio à pandemia de Covid-19 — período em que o contato com as escolas ocorreu de maneira remota, exigindo novas formas de aproximação com os sujeitos escolares — com a prática concreta em sala de aula, agora no contexto pós-pandêmico, marcado por desafios acumulados e transformações na dinâmica escolar. Atuando há 18 meses na rede pública, o professor enfrenta dificuldades estruturais e pedagógicas, especialmente no atendimento a estudantes com defasagens de aprendizagem e a alunos estrangeiros que não compreendem o português, realidade recorrente em escolas de regiões de fronteira como Mato Grosso do Sul. Tais situações, para as quais a formação inicial ainda não prepara suficientemente, revelam a urgência de políticas educacionais que articulem formação, inclusão e diversidade linguística e cultural. Os resultados da experiência indicam a relevância dos programas formativos e o papel fundamental da escuta, da adaptação e do compromisso com uma educação pública verdadeiramente democrática.

Biografia do Autor

Rafael de Jesus Braz, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Língua Inglesa em contrato temporário pelo Múnicípio de Dourados. Mestrando em Literatura e Práticas Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados/MS. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus São Cristóvão/SE. Atua como bolsista de mestrado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação Políticas Afirmativas e Diversidade. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Língua Inglesa no Ensino Fundamental II. Atuou como bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Língua Portuguesa no Ensino Médio. Atualmente membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF), e membro do Grupo de Estudo Crítica Feminista e Autoria Feminina: Cultura Memória e Identidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Parecer nº 14/2020, de 10 de julho de 2020. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da educação Básica (BNC – Formação Continuada). Brasília: MEC/CNE/CP, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=153571-pcp014-20&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2025.

.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Parecer nº 02, de 9 de junho de 2015. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: MEC/CNE/CP, 2015a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE/CP, 2015b.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa aplicada em educação: avaliação, pedagogia e acção. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 268-300.

BUZATO, Marcelo El Khouri; KAWANISHI, Paulo Noboru de Paula. Gamificacão, retórica procedural e ética: proposta de um modelo de análise. In: LEFFA, Vilson J.; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo. (org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. - 1. ed. – Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2020, p. 159.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin C. (Ed.) Handbook of research on teaching. 3 ed. New York: Macmillan, 1986. p. 119-159.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. 76 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. 129 p.

MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 15.100, de 20 de março de 2025. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos em sala de aula nas escolas públicas e privadas do Estado. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul: Poder Executivo, Campo Grande, MS, n. 11.234, 21 mar. 2025. Disponível em: http://www.sei.ms.gov.br/legislacao/lei15100. Acesso em: 16 jul. 2025.

MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. 279 p.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, 15 p.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014, n.p. ISBN 978-85-7934-093-2

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência – Teoria e Prática: Diferentes Concepções. In: BRABO, T. S. A. M.; CORDEIRO, A. P.; MILANEZ, S. G. C. (org.). Formação da Pedagoga e do Pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 133-152. DOI: https://doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-258-1. p133-152.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Braz, R. de J. (2025). DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: trajetórias de formação e prática docente em língua inglesa no município de Dourados/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10536