RODA DE CONVERSA COM GESTORES ESCOLARES E ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AUTONOMIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Formação Docente, Extensão Universitária, Sindicato Docente, Gestão Escolar DemocráticaResumo
Relata-se uma experiência de extensão universitária curricularizada realizada no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como parte da disciplina Políticas Públicas de Educação Brasileira e Gestão Educacional. A atividade consistiu em uma roda de conversa com gestores escolares - diretores das redes estadual e municipal, uma coordenadora pedagógica com longa experiência na direção escolar e uma professora atuante nos órgãos colegiados da escola onde atua - realizada na sede do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública, em Campo Grande/MS. A organização envolveu a professora da disciplina, um mestrando em estágio docência e os acadêmicos, os quais se prepararam previamente com estudos teóricos sobre perfis de gestão e leituras críticas de políticas educacionais. Durante a roda de conversa, os estudantes conduziram entrevistas guiadas por cinco eixos temáticos - Desafios da gestão escolar: recursos humanos, materiais e financeiros; Planejamento escolar e construção do Projeto Político-Pedagógico; Formação continuada e desenvolvimento profissional da gestão; Gestão democrática e participação da comunidade escolar; e Autonomia da gestão escolar e limitações institucionais - o que propiciou reflexões críticas sobre a realidade da gestão escolar. Os resultados evidenciam o caráter formativo e crítico da atividade, com protagonismo estudantil no diálogo teoria-prática e aprendizado significativo acerca da gestão educacional. O relato destaca ainda a importância da extensão curricularizada como componente obrigatório na formação docente, a parceria com o sindicato como espaço de apoio e simbolismo político, e a consonância da experiência com os marcos normativos da extensão universitária.
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