RODA DE CONVERSA COM GESTORES ESCOLARES E ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AUTONOMIA ESCOLAR

Autores

  • Everton Kunzler Bronzoni Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andrêssa Gomes de Rezende Alves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Formação Docente, Extensão Universitária, Sindicato Docente, Gestão Escolar Democrática

Resumo

Relata-se uma experiência de extensão universitária curricularizada realizada no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como parte da disciplina Políticas Públicas de Educação Brasileira e Gestão Educacional. A atividade consistiu em uma roda de conversa com gestores escolares - diretores das redes estadual e municipal, uma coordenadora pedagógica com longa experiência na direção escolar e uma professora atuante nos órgãos colegiados da escola onde atua -  realizada na sede do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública, em Campo Grande/MS. A organização envolveu a professora da disciplina, um mestrando em estágio docência e os acadêmicos, os quais se prepararam previamente com estudos teóricos sobre perfis de gestão e leituras críticas de políticas educacionais. Durante a roda de conversa, os estudantes conduziram entrevistas guiadas por cinco eixos temáticos - Desafios da gestão escolar: recursos humanos, materiais e financeiros; Planejamento escolar e construção do Projeto Político-Pedagógico; Formação continuada e desenvolvimento profissional da gestão; Gestão democrática e participação da comunidade escolar; e Autonomia da gestão escolar e limitações institucionais - o que propiciou reflexões críticas sobre a realidade da gestão escolar. Os resultados evidenciam o caráter formativo e crítico da atividade, com protagonismo estudantil no diálogo teoria-prática e aprendizado significativo acerca da gestão educacional. O relato destaca ainda a importância da extensão curricularizada como componente obrigatório na formação docente, a parceria com o sindicato como espaço de apoio e simbolismo político, e a consonância da experiência com os marcos normativos da extensão universitária.

Biografia do Autor

Everton Kunzler Bronzoni, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). É especialista em Educação Científica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Está cursando o Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Educadores, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente é supervisor de gestão escolar na Coordenadoria de Normatização Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná (2024). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018), com período de estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Talca, Chile. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e membro do Grupo Trabalho, Educação e Políticas Públicas G-TEPE/UEMS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação, da UEMS. Vice-diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), seção MS no biênio 2023/2025. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: Estado e política educacional, parceria público/privado, gestão educacional.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ Lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução MEC/CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Dispõe sobre as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=105102-rces007-18&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2025.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Editora Vozes Limitada, 2017.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. Cortez Editora, 2017.

SANTA ANNA, Jorge. Para além dos muros da universidade: prática docente na extensão universitária. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 1 (Edição extra), p. 226–246, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19525. Acesso em: 10 jul. 2025.

SERVIDOR PÚBLICO MS. ACP celebra 72 anos de história, lutas e fortalecimento. Campo Grande, MS: 2024. Disponível em: https://www.servidorpublicoms.com.br/site/acp-celebra-72-anos-de-historia-lutas-e-fortalecimento/. Acesso em: 10 jul. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Guia para curricularização da extensão universitária para os cursos de graduação da UEMS. Dourados, MS: UEMS, 2024. Documento interno vinculado à Deliberação CE/CECAC/UEMS nº 001, de 25 de novembro de 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Kunzler Bronzoni, E., & Gomes de Rezende Alves, A. (2025). RODA DE CONVERSA COM GESTORES ESCOLARES E ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AUTONOMIA ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10533