INSERÇÃO E TRAJETÓRIAS DOCENTES DE PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR MARECHAL RONDON (NAVIRAÍ-MT)

Autores

  • Deysiane Pereira Pardin Creche Eva Moraes de Oliveira

Palavras-chave:

Iniciação à docência; Memória docente; Grupo Escolar Marechal Rondon.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo compreender as trajetórias de inserção na carreira docente a partir das memórias de professoras que atuaram no Grupo Escolar Marechal Rondon, localizado em Naviraí-MT, entre os anos de 1967 e 1970. A pesquisa insere-se no campo da História das Instituições Escolares e fundamenta-se em abordagens qualitativas, com uso da história oral como procedimento metodológico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuaram no referido grupo escolar, possibilitando a reconstrução de experiências relacionadas ao início da docência, à formação precária e aos desafios enfrentados no contexto educacional da época. Os relatos revelam condições de trabalho adversas, como baixos salários, ausência de formação específica e improvisações pedagógicas, características que contribuíram para a desvalorização da carreira. A análise evidenciou a permanência de muitas dessas dificuldades no cenário atual, demonstrando como marcas estruturais históricas ainda impactam a docência contemporânea. A articulação entre os depoimentos e a literatura especializada permitiu refletir criticamente sobre o processo de iniciação profissional, o papel das políticas públicas e a necessidade de valorização efetiva dos educadores. O estudo reafirma a importância das memórias docentes como ferramenta de resgate histórico e como instrumento de reflexão para a construção de uma educação pública mais equitativa e comprometida com a formação integral.

Biografia do Autor

Deysiane Pereira Pardin, Creche Eva Moraes de Oliveira

Professora Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Licenciada pela Universidade Federal de Mat Grosso do Sul UFMS, câmpus de Naviraí.

Referências

BARRETO, Elba Siqueira de Sá. O professor: entre a crise da profissionalização e a da profissão. São Paulo: Cortez, 1985.

CASTRO, Ana Maria Ferreira de. Professores iniciantes: dificuldades da prática e estratégias utilizadas. In: DALBEN, Ângela I. L. F.; FUSARI, José Cerchi; ANDRÉ, Marli E. D. (Orgs.). Repensando a prática pedagógica. Campinas: Papirus, 1995. p. 107–129.

DUARTE, Newton; OLIVEIRA, Dalila Andrade. A precarização do trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. A desprofissionalização do magistério: efeitos perversos das políticas de responsabilização. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p. 731-748, 2012.

FURTADO, Odair; MOREIRA, Adriana. A formação de professores em áreas rurais: políticas e práticas em contextos de vulnerabilidade social. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 61, p. 29-51, 2015.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores: condição para a melhoria da qualidade do ensino. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355–1379, 2010.

GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Rosangela C. A.; ALMEIDA, Maria Isabel M. de. Professor reflexivo: da formação à ação docente. São Paulo: Cortez, 2015.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993. p. 31-61.

MATOS, Maria Izabel R. de; SENNA, Cristina. História oral e memória: experiências de formação docente. História da Educação, v. 15, n. 35, p. 151-168, jan./abr. 2011.

NONO, Maura Corcini Lopes. Construção da docência em narrativas de professores iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2011.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O trabalho docente e a reforma educacional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2023. São Paulo: Todos Pela Educação, 2023. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/anuario-2023/. Acesso em: 15 jul. 2025.

VEENMAN, Simon. Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Pardin, D. P. (2025). INSERÇÃO E TRAJETÓRIAS DOCENTES DE PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR MARECHAL RONDON (NAVIRAÍ-MT). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10530

Edição

Seção

2025 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)