A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB DISPUTA: experiências formativas no LEEI/MS
Palavras-chave:
docência, Educação Infantil, formação de professores, alfabetização, políticas educacionaisResumo
Este trabalho examina as disputas que atravessam a docência na Educação Infantil no contexto das políticas de alfabetização, a partir das experiências formativas desenvolvidas pelo Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil em Mato Grosso do Sul (LEEI/MS), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Trata-se de uma investigação qualitativa de análise documental, envolvendo materiais pedagógicos, cadernos de formação e transcrições de encontros virtuais e presenciais. O estudo busca compreender como os sentidos da docência vêm sendo tensionados por políticas orientadas por racionalidades neoliberais e de que modo o LEEI/MS tem produzido deslocamentos em relação às lógicas escolares de antecipação da alfabetização. Os dados evidenciam práticas formativas que afirmam a escuta das crianças, o brincar, a valorização das múltiplas linguagens e dos saberes docentes como princípios constitutivos da ação educativa. Conclui-se que a formação docente, nesse território, se configura como espaço de resistência, onde sentidos de infância, linguagem e docência são permanentemente negociados e ressignificados em diálogo com os contextos e culturas locais.
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