SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL: O QUE DIZEM OS DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Milton Valençuela UFMS/UEMS
  • Célia Beatriz Piatti UFMS

Palavras-chave:

Formação inicial., Significados e sentidos., Diários de Aprendizagem.

Resumo

Este resumo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa desenvolvido no curso de pós-doutorado de uma universidade pública. Tem como objetivo geral investigar, por meio de dez Diários de Aprendizagem, o significado e sentido do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação de futuras professoras para os anos iniciais do ensino fundamental. Mais especificamente, identificar dez categorias representadas em gráfico a partir da frequência de palavras para a compreensão das ações pedagógicas das alunas bolsistas do Pibid.  O referencial teórico tem como fundamentos a teoria histórico-cultural. A metodologia é de natureza qualitativa com ênfase na análise de conteúdo. Para a produção de dados, foram selecionados dez Diários de Aprendizagem na forma de registros e elaborados pelas alunas bolsistas. A contagem de frequência de palavras e a organização das categorias em forma de gráficos contou com o auxílio do software QSR NVivo 12.  Os resultados mostrados no gráfico incluem dez categorias selecionadas, a saber: “Professora” (0,54%); “Crianças” (0,32%); “Supervisoras” (0,27%); “Atividades” (0,26%); “Aula” (0,21%); “Aprendizagem” (0,20%); “Diário” (0,19%); “Planos” (0,12%); “Escola” (0,12%) e “Pibid” (0,09%). As categorias identificadas nos Diários de Aprendizagem revelam os significados e sentidos atribuídos pelas alunas bolsistas ao exercício da docência, destacando a relevância do Pibid para o desenvolvimento profissional, assim como a construção da identidade docente e a reflexão crítica sobre o papel da escola, da professora e das atividades pedagógicas no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Milton Valençuela, UFMS/UEMS

Pós-Doutorando em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdu/UFMS. Professor Nível VI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Brasil.

Célia Beatriz Piatti, UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEPFORP). Docente da UFMS, lotada na Faculdade de Educação (FAED) atua como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Valençuela, M., & Piatti, C. B. (2025). SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL: O QUE DIZEM OS DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10503