ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM FOCO:

percepções de docentes do curso de pedagogia da UFMS/CPNV

Autores/as

  • Keila Cristina Medeiros Palácios UFGD
  • Fabio Perboni Professor Adjunto Doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – FAED/UFGD

Palabras clave:

Estágio Curricular Supervisionado, formação docente, componente curricular

Resumen

Este trabalho é um recorte da pesquisa “Feitos e desfeitos: percepções das docentes sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório na pedagogia da UFMS/CPNV”, realizada em 2020 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no curso de Mestrado. Tendo como pressuposto a importância do estágio curricular supervisionado obrigatório (ECSO) na formação de futuros docentes, objetiva-se aqui apresentar algumas considerações, encontradas na pesquisa em questão. Essa discussão nos encaminha para uma urgente necessidade de ampliar o campo de compreensão do estágio para além de um componente curricular obrigatório presente nas licenciaturas. Deste modo, este trabalho visa expor algumas nuances presentes no ECSO na visão docente, explorando questões de estrutura e organização deste componente curricular. Por se tratar de um recorte de dissertação, este trabalho possui cunho qualitativo, tendo como base o levantamento bibliográfico e documental da própria pesquisa, complementados com coleta de dados por meio de entrevistas com perguntas semiestruturada. Foram selecionadas, para a coleta de dados empíricos, três professoras supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí – MS. Ao observar e analisar as respostas das entrevistadas constatou-se que, o ECSO cumpre seu papel formativo e contribui significativamente para a formação docente, visto que por meio de sua realização há a reflexão acerca da teoria e da prática vivenciadas durante todo o processo de aprendizado.

Citas

AROEIRA, Kalline Pereira. Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. In: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Estágios supervisionados na formação docente [e-book]. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora. Edição do Kindle, 2015. 4,2 PDF; ePUB.

AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O trabalho de orientação dos estágios frente aos diferentes cenários educacionais. Currículos em Fronteiras, v.11, n.2, pp.147-161, Jul/Dez 2011.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada. Blumenau, 2008. v.2, n.4, p.01-13. Disponível em: http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/view/243/234. Acesso em: 27 jun. 2018.

FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/Medo_e_ousadia.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

JESUS, Carina Nogueira de. A implementação da Política Nacional de Formação De Professores na Universidade Federal Da Grande Dourados (UFGD). 2019. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

MAFUANI, Francisco Alberto. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259.Acesso em: 20 Fev. 2020.

MILITÃO, Andréia Nunes; FIGUEIREDO, Carla Regina de Souza; NUNES, Flaviana Gasparotti. Estágio curricular supervisionado: disciplina ou componente curricular? O que dizem os normativos da UEMS e da UFGD. In: PERBONI, Fabio; FIGUEIREDO, Carla Regina de Souza (Orgs.). Lugares e não lugares do estágio supervisionado em Universidades Públicas de Mato Grosso do Sul: UEMS e UFGD. Curitiba: CRV, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em:<http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. [e-book]. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora. Edição do Kindle, 2018. 4,2 Mb; ePUB.

PIMENTEL; PONTUSCHKA. A construção da profissionalidade docente em atividades de estágio curricular: experiências na educação básica. In: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Estágios supervisionados na formação docente [e-book]. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora. Edição do Kindle, 2015. 4,2 PDF; ePUB.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n251/2176-6681-rbeped-99-251-205.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Medeiros Palácios, K. C., & Perboni, F. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM FOCO: : percepções de docentes do curso de pedagogia da UFMS/CPNV. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8969