ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS AOS DOCENTES NA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • ROSINEIDE da Silva EAD/UFGD

Palabras clave:

Alfabetização

Resumen

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a temática alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, e assim apresentando trabalhos relevantes dos últimos dois anos, onde a metodologia foi verificar quais as discussões que estão permeando essa aprendizagem em sala de aula, com abordagem qualitativa, identificando a temática em diferentes fontes, livros, dissertações, artigos, materiais impressos e on-line. Com isso, as discussões e resultados serão com base em nossas pesquisas que vão ser fundamentais para o processo de compreensão da aprendizagem da turma em seu ano letivo. Até mesmo conforme o nível de ensino isso vai ocorrer mais com níveis diferentes de absorção. Aprender e apreender seriam mais que receber as informações, mas sim dialogar com o outro e saber que podemos aprender muito mais com as trocas. Concluindo-se que o ensino e as práticas pedagógicas verificadas nos levam a delinear ainda muitos desafios ao nosso redor, mas que com as reflexões e com os novos desafios, que podemos crescer como profissionais no meio educacional. Percebendo como é importante a mediação e parceria tanto da escola como da família, e em especial, do nosso educando para o seu desenvolvimento de ensino, ou seja, o sujeito vai se formar em função de toda a construção em sua vida, porque seria uma soma ao passar dos anos e seu desenvolvimento de aprendizagem somadas durante o passar do tempo, e também seu contexto social.

 

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1993.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literatura: história & texto. São Paulo: Saraiva, 1999.

COSTA, Camila Almeida Pinheiro da. Literatura Infantil. Indaial: Uniasselvi, 2010.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, p. 14-16, 2006.

FRANÇA, Elisangela da Silva; COSTA; Kelly Regina Miranda. Alfabetização e letramento nos anos iniciais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8.n.07. Jul. 2022. ISSN - 2675 – 3375. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6359. Acesso em 20 de abr. de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologiacientífica. 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

MINISTÉRIO da Educação. PNBE na escola: literatura foda da caixa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

SANTOS, Abraão Junior Cabral; POSSAMAI, Jackeline Maria Beber; PASQUALINI, Joseni Terezinha Frainer. Literatura InfantoJuvenil. Indaial: Uniasselvi, 2013.

SARDAGNA, Célio Antonio; POSSAMAI, Jackeline maria Beber. Estratégias de Leitura. Indaial: Uniasselvi, 2016.

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Revista Linguagem & Cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, v. 20, p. 1-17, jan./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/32421. Acesso em: 10 maio. 2023.

SOARES, Magda Becker. Perfil Magda Becker Soares. [Entrevista concedida a] Itamar Rigueira Junior. Diversa - Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: ano 12, número 20, abr. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/diversa/20/perfil-magda.html. Acesso em: 10 abril. 2023.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo. Contexto, 2017. Ebook.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2001.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo. Contexto, 2016. E-book.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

SOUZA, Renata Jungueira; COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Universidade Estadual Paulista - UNIVESP. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em 22 de maio 2023.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

SILVA, Luiz Carlos R. da; COSTA, Miguel Edigar. M. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: um caminho a ser trilhado. Revista internacional de audición y lenguaje, logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad, v. 2, n. 3, Julio, 2016. p. 182-191. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4227. Acesso em: 10 mai. 2023.

VIEIRA, Inglyde. Alfabetização e letramento : conceitos e processos / Inglyde Vieira, Luciane Rolim de Moura Vilain. - 1. ed. - Curitiba [PR] : IESDE, 2019. Disponível em: https://videoiesde.secure.footprint.net/token=nva=1685365188798~dirs=4~hash=08daf384fe782fc2366d1/videoteca/iesde/video/58805_ALFABETIZACAO_E_LETRAMENTO_CONCEITOS_E_PROCESSOS_2019_V03_PDF/file.pdf . Acesso em 20 maio de 2023.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

da Silva, R. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS AOS DOCENTES NA APRENDIZAGEM . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8964

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.