A CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA CONTIDA NA OBRA A EDUCAÇÃO NA CIDADE
Palabras clave:
Gestão Democrática, Paulo Freire, A Educação na Cidade.Resumen
Resumo: O presente Trabalho tem como objeto de investigação a gestão democrática. Objetiva analisar a configuração da gestão democrática na legislação nacional; desvelar a produção bibliográfica para a gestão democrática e analisar a obra de Paulo Freire intitulada “A educação na cidade”. Elege a abordagem qualitativa e tem como procedimento a pesquisa bibliográfica. A pesquisa empreendida revela que a gestão democrática exerce papel essencial para que a democracia prevaleça no campo educacional e também na sociedade, mesmo a LDB/1996 e o PNE (2014-2024) não estendendo a gestão democrática para escolas privadas a mesma tem como objetivo promover uma educação de qualidade.
Citas
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivill_03/_Ato2011/2014/2014/L13005.html
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394 de 1996. Disponível em:
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Paz e Terra, 2015.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Intermeios, 2018. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/wp content/uploads/2019/10/Qualidade-do-ensino-a-contribuicao-dos-pais-2. - ed..pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A Metodologia do Trabalho Científico. 23 eds. São Paulo: Cortez, 2007.