A CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA CONTIDA NA OBRA A EDUCAÇÃO NA CIDADE

Autores/as

  • Odete da Silva UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS/UFGD

Palabras clave:

Gestão Democrática, Paulo Freire, A Educação na Cidade.

Resumen

Resumo: O presente Trabalho tem como objeto de investigação a gestão democrática. Objetiva analisar a configuração da gestão democrática na legislação nacional; desvelar a produção bibliográfica para a gestão democrática e analisar a obra de Paulo Freire intitulada “A educação na cidade”. Elege a abordagem qualitativa e tem como procedimento a pesquisa bibliográfica. A pesquisa empreendida revela que a gestão democrática exerce papel essencial para que a democracia prevaleça no campo educacional e também na sociedade, mesmo a LDB/1996 e o PNE (2014-2024) não estendendo a gestão democrática para escolas privadas a mesma tem como objetivo promover uma educação de qualidade.

Biografía del autor/a

Andréia Nunes Militão, UEMS/UFGD

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 ? bolsa FAPESP. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso e supervisiona pós-doutoramento. Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. Contato: andreiamilitao@uems.br e andreiamilitao@ufgd.edu.br

Citas

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Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

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SEVERINO, Antônio Joaquim. A Metodologia do Trabalho Científico. 23 eds. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

da Silva, O., & Nunes Militão, A. (2023). A CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA CONTIDA NA OBRA A EDUCAÇÃO NA CIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8941

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