PESQUISAS SOBRE BNCC NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL:
principais referências sobre o tema
Palabras clave:
BNCC, Estado da arte, Políticas educacionaisResumen
O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica nos programas de Pós-graduação em Educação das Universidades de Mato Grosso do Sul a respeito da temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como identificar os referenciais teóricos mais comuns que aparecem de forma transversal nestas dissertações e teses. A metodologia empregada na realização da pesquisa foi o Estado da arte, que consiste em inventariar a produção textual disponível em repositórios e periódicos acadêmicos para entender a demanda e as produções sobre o assunto central escolhido para pesquisa. Esta metodologia caracteriza a abordagem quantitativa e descritiva-analítica. Como resultados, foram mapeados os autores teóricos que são contemplados com mais frequência, tendo seus nomes citados em mais produções, fator importante para compreender o estado atual das discussões que embasam e subsidiam o estudo no que se refere a BNCC e seus efeitos na prátca docente, aprendizado e se estende em todos os setores da sociedade. Este texto é resultado da participação no Programa de Iniciação Científica inserida no projeto guarda-chuva A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como indutora das políticas educacionais. O plano de trabalho se inscreve sob o título A Produção sobre a BNCC nos Programas de Pós-graduação de Mato Grosso do Sul: análise dos referenciais.
Citas
CAMY, Natálya Rubert Wolff. Aprendizagem, Avaliação e Competência nas Três Versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): conceitos em comparação. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.2020.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.
CANDAU, Vera Maria. A didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Didática, currículo e saberes-escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 149-160.
CANDAU, Vera Maria. Didática e multiculturalismo: uma aproximação. In: LISITA, V. M.; SOUSA, L. F. Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. XI Endipe. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CANDAU, Vera Maria. Didática, Currículo e saberes escolares. Rio de janeiro, DP&A editora, 2002.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, 2011, p. 240-255.
CANDAU, Vera Maria. Do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educação em Revista, v. 32, n. 1, 2016, p. 15-34. CANDAU, Vera M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 13, n. 37, 2008, p. 45-56.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 13-37.
CANDAU, Vera Maria; ANHORN, Carmen T. G. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. Trabalho apresentado na 23ª Reunião anual da ANPED. Caxambu, MG, 2002.
CANDAU, Vera Maria; KOFF, Adélia M. N. S. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, maio/ago, 2006, p. 471- 493.
CANDAU, Vera Maria; LEITE, Miriam S. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, Dec., 2007, p. 731-758.
DA SILVA, Eneida Aparecida Pereira Berti. As Diretrizes Curriculares do Município de Andradina-SP e a Base Nacional Comum Curricular na Percepção Dos(as) Profissionais da Educação Infantil. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Campus De Três Lagoas.
FERREIRA, Fabíola da Silva. O Necessário Caminho Intermediário para a Implementação da BNCC: O Regime de Colaboração para a Construção do Currículo de Mato Grosso Do Sul. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, Corumbá. 2019.
FONTES, Nathalia Soares. A Literatura na Base Nacional Comum Curricular: O Ensino Literário e a Humanização do Indivíduo. 2018. 121f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal, Corumbá. 2018
FREITAS Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out./dez., 2014.
FREITAS, Luiz Carlos de. BNCC: conservadores vão ao Congresso. Avaliação Educacional. 2016a.
FREITAS, Luiz Carlos de. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Avaliação Educacional. 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. Conseguiremos escapar ao neotecnicismo? In: SOARES, M.B.; KRAMER, S.; LUDKE, M. Escola básica. Anais... 6. CBE. Campinas: Papirus, 1992. 152
FREITAS, Luiz Carlos de. et al. Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contra-regulatórios em debate. Campinas: Leitura Crítica, 2012.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere (1926-1930). Edição de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. v. 1-2.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, Antonio. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Organizador: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. tradução, Carlos Nelson Coutinho. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1982.
MACEDO, Elizabeth Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 39-58, 2019.
MACEDO, Elizabeth. A educação e a urgência de “desbarbarizar” o mundo. Revista e- curriculum, 2019, 17.3: 1101-1122.
MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 507-524, June 2017.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, dez. 2015.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, out./dez., 2015.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 02, p. 45-67, abril/jun. 2016.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 3, p.1530 -1555, out./dez., 2014.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e Conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n.147, p.716-737, set./dez., 2012.
MACEDO, Elizabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, jul/dez 2006, p. 98-113.
MACEDO, Elizabeth. E o currículo, o que é? In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p. 28-33.
MACEDO, Elizabeth; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Apresentação – Políticas de Currículo ou Base Nacional Comum: debates e tensões. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 32, n. 2. p. 13-17, abr./jun., 2016.
PERONI, Vera Maria Vidal et al. Parcerias entre Sistemas Públicos e Instituições do Terceiro Setor no Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra: implicações para a democratização da educação. In: BOLZAN, Doris Pires Vargas (org.). VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas (VI EIIPE). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 2014.
PERONI, Vera Maria Vidal. A Parceria entre Sistemas Públicos de Educação e o Instituto Ayrton Senna: implicações para o trabalho docente. In: XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, 2010.
PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera Maria Vidal. Diálogos sobre as redefinições do papel do Estado e sobre as fronteiras entre o público e o privado. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal. Política educacional e papel do estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas Públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. Texto apresentado na Anped Sul. 2008 (CD).
PERONI, Vera Maria Vidal. Reforma do Estado e a tensão entre o público e o privado. Revista SIMPE. Porto Alegre – RS, p. 11-33, 2007.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. Redefinições no Papel do Estado: Terceira Via, Novo Desenvolvimentismo e as Parcerias Público-Privadas na Educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 57-67, jul./dez., 2012.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Raquel Caetano. O público e o privado na educação: projetos em disputa? Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal; SILVA, Maria Vieira. Estado, Terceira Via, Terceiro Setor e o Instituto Ayrton Senna. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Coord.). Análise das conseqüências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Projeto de pesquisa, 2010.
RIBEIRO, Flávio Moreira. A Caracterização Político-Pedagógica da Base Nacional Comum Curricular: A Política Curricular no Contexto da Formação para o Capital. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do .Sul, Campus de Três Lagoas. 2021.
SAVIANI, Demerval. A crise política atual: uma grande farsa. 2016.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do regime militar. Cadernos Cedes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. A crise política e o papel da educação na resistência ao golpe de 2016 no Brasil. In: KRAWCZYK, N.; LOMBARDI, J. C. (Orgs.) O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, p. 27- 45, 2018b.
SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Caderno de Pesquisa São Paulo (42): 8-18, Agosto 1982.
SAVIANI, Dermeval. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), vol.1, n.º1, p. 163-217, jan. /jun./2015.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008
SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação, Niterói, ano 3, n. 4, 2016.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11 ed. Editora Autores Associados, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. O Conceito Dialético de Mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em Intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. In: BARBOSA, M.V.; MILLER, S.; MELLO, S.A. (orgs.) Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília, Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
SAVIANI, Dermeval. O vigésimo ano da LDB As 39 leis que a modificaram. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 379-392, jul./dez. 2016b.
SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade, Campinas, ano 20, n. 69, p. 119-136, dez. 1999.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva históricoontológica. Revista Brasileira de Educação v. 15, n.º 45, set./dez./2010.
TRICHES, Eliane de Fátima. A Formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e concepções em disputa sobre o processo alfabetizador da criança (2015-2017). 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.